O aluno Duarte Nóbrega, do Curso de Informática do CIC, venceu as Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI).

Prof. Miguel Ângelo
DICIC
22/05/2020

Depois de ter vencido, este ano letivo, todos os concursos de programação em que participou e de uma fase de qualificação para as ONI, em que obteve a pontuação perfeita, este aluno do 12.º IF termina esta “época” de concursos conquistando 1.º lugar nas ONI.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Apesar de todos os condicionamentos e obstáculos causados pelo confinamento devido ao surto pandémico da COVID-19, a organização das ONI, liderada pelo Pedro Ribeiro (DCC/FCUP), esteve mais uma vez perfeita. As provas foram disputadas remotamente, com supervisão através do ZOOM, e até as tradicionais camisolas da prova foram enviadas, atempadamente, por correio para os 30 finalistas. Assim, hoje, dia 22 de maio, a grande final teve lugar entre as 14 e as 18 horas. Segundo os relatos, foi uma prova imprópria para cardíacos, já que as alternâncias de lugares foram uma constante. No final, o Duarte Nóbrega venceu a prova, dividindo o lugar com o aluno Pedro Dias, ambos com a mesma pontuação.

 

Importa dizer, ainda, que o Duarte é um excelente exemplo de perseverança e de empenho. Lembro que, no 10.º ano, não venceu o TECLA por motivos vários; no 11.º ano, venceu todos os concursos exceto as ONI, ficando em 9.º lugar, e, por esse motivo, não ficou no grupo dos selecionados. Este ano, no 12.º ano, foi incansável no empenho, no trabalho e na dedicação e os resultados estão à vista de todos, pois venceu todos os concursos em que participou, incluindo as ONI.

 

E porque temos como lema “Uma Escola de Futuro com Valor(es)”, o Duarte é, neste ponto, um exemplo também, porque, para além dos resultados académicos e dos resultados nos concursos, sempre foi um colega exemplar para os seus pares, quer na ajuda quer na partilha - a título de exemplo, antes do confinamento, o Duarte ministrou um “workshop” de programação avançada, às sextas-feiras à tarde, para os seus colegas.

 

Portanto, é com muito orgulho que partilhamos esta vitória que é, em primeira instância, do aluno Duarte Nóbrega, mas também é um pouquinho de todos nós, colegas, professores, família e escola. Resta agora desejar que o estágio destinado aos 8 melhores classificados na final, que visa apurar os 4 representantes de Portugal em Singapura, nas Olimpíadas Internacionais de Informática, corra como esperado e que ele possa ser um desses representantes e, desta forma, levar o CIC até ao outro lado do mundo.

 

Parabéns, Duarte, que são estendidos à tua família! Estaremos todos a torcer por ti para ires às Olimpíadas Internacionais de Informática!

 

Classificação final: https://www.dcc.fc.up.pt/oni/2020/final-oficial.html

Site das ONI: http://oni.dcc.fc.up.pt/2020

 

 

Prof. Miguel Ângelo
DICIC

 

GALERIA DE IMAGENS