Palestras no CIC em Ensino a Distância para Alunos do 10.º G1 e 11.º AG

Prof.ª Ana Gonçalves
01/07/2020

Nos dias 28 e 29 de maio e 5 de junho de 2020, no âmbito das disciplinas de Desenho A (10.º G1) e Técnicas de Edição Gráficas (11.º AG), as ex-alunas de Artes Gráficas (AG) do CIC, Rita Paz, Joana Costa e Sara Gonçalves, a pedido da professora Ana Gonçalves, participaram em aulas a distância, através de palestras dadas de uma forma diferente.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Em relação à Rita Paz, as informações partilhadas foram particularmente ricas no campo do mundo da embalagem para o projeto que os alunos do 11.º ano iriam começar na disciplina de Técnicas de Edição Gráfica. A Rita teve um percurso que passou pelo “design” gráfico e atualmente trabalha como “designer” e arte finalista na empresa de embalagem Vouguembal. A Rita falou- nos sobre os processos de produção das embalagens, mostrando alguns cortantes (que ficarão como oferta para o Colégio), e sobre a importância da preparação das artes finais de uma embalagem para não haver erros. O seu percurso após o término do nosso curso passou pela licenciatura em “Design” de Comunicação na ESAD (Escola Superior de Artes e “Design” em Matosinhos), uma pós–graduação em “Design” de Ourivesaria na Universidade Católica do Porto, várias experiências em áreas de “design” e comercial, até chegar à Voguembal, onde, atualmente, comanda as operações de preparação dos trabalhos de embalagem para a impressão.

Fotos da Rita Paz (1ª, 2ª e 3ª)


Por sua vez, a ex-aluna Joana Costa, com um percurso vasto no “design” de comunicação e ilustração, trouxe-nos o seu portefólio de ilustração que partilhou com os alunos do 10.º ano na disciplina de Desenho A. Falou sobre os diferentes trabalhos, técnicas utilizadas, fontes de inspiração, tornando-se um excelente testemunho para o próximo trabalho a realizar pelos alunos que será uma ilustração de uma música.


O percurso da Joana, após o término do nosso curso, passou pela licenciatura em Artes Plásticas - Ramo de Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e, posteriormente, frequentou o Mestrado em Ilustração e Animação na Escola Superior de “Design” do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos.


Trabalha há cerca de 3 anos como “designer” e ilustradora na Editora Educação Nacional em Vila Nova de Gaia, conciliando com outros trabalhos de “freelancer” dedicados ao desenho, ao “design” e à ilustração.


Foi este o testemunho mais enfático da Joana Costa: "No meu percurso artístico, procuro sempre explorar, tanto quanto possível, uma multiplicidade de técnicas que me permitam descobrir novas e diferentes formas de criação.


A multimedialidade das coisas e a possibilidade de distintas formas de criação sempre me fascinaram – talvez tenha sido esse o motivo que me levou ao mundo das artes. Assim sendo, a diversidade das linguagens plásticas – desde a fotografia, o vídeo, a animação, o som, a escultura, a colagem, o desenho, o “design” e a ilustração marcam esta determinação pela Arte Contemporânea, através desta multimedialidade técnica.


Recentemente, a Ilustração tem sido a área fulcral na qual tento (re)descobrir novas formas de comunicação e expressão – onde, a partir da imagem/ilustração, procuro transmitir distintas sensações e ilusões, com um toque quase enigmático, abrindo assim vários caminhos de interpretação."

Fotos da Joana Costa (3ª 4ª e 5ª)

 


Tivemos ainda a honra da presença da ex-aluna Sara Gonçalves, atualmente, aluna do segundo ano do ensino superior do curso “Computing Generated Imagery” (“Design” de Jogos Digitais) na Solent University, em Inglaterra, que veio falar da ilustração digital e animação, focando também as suas fontes de inspiração e a importância de refletir e pensar no conceito de um trabalho e respetiva metodologia projetual a desenvolver. Informou também sobre a as diferentes formas de aceder à opção de estudar fora do país e sobre as possíveis dificuldades de adaptação.


Fotos Sara Gonçalves (6ª, 7ª e 8ª)


Com estas palestras, os alunos do Curso de Artes e Indústrias Gráficas do 10.º G1 e do 11.º AG ficaram com mais conhecimentos sobre as áreas da embalagem e da ilustração, assim como contactaram com diferentes percursos académicos e profissionais dentro da área das artes. Foram também importantes todos os conselhos e avisos para o empenho e aplicação dos alunos.


Só resta agradecer às palestrantes pelo seu tempo e disponibilidade e carinho por acederem ao pedido da (para sempre) professora Ana.

 

Prof.ª Ana Gonçalves

 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS