ENSINO SECUNDÁRIO
CURSOS COM PLANOS PRÓPRIOS
Os 13 Cursos com Planos Próprios de Dupla Certificação (escolar de nível secundário e profissional de nível IV), APROVADOS PELAS PORTARIAS Nº 294/2019, DE 9 DE SETEMBRO (VIA CIENTÍFICA) E Nº 295/2019, DE 9 DE SETEMBRO (VIA TECNOLÓGICA), do Colégio Internato dos Carvalhos, obedecem a um regulamento de funcionamento aprovado pelas instâncias do Ministério da Educação que os considera como “serviço público de educação” e, por esta razão, os tem financiado.
COMO FUNCIONAM OS NOSSOS CURSOS. (+ info)
O Colégio Internato dos Carvalhos tem uma oferta educativa de Cursos com Planos Próprios (CPP) de nível secundário, que se caracterizam pela sua singularidade a nível nacional.
De facto, apesar de haver mais escolas que têm como modelo educativo CPP, o CIC é a única escola no país em que os alunos, à entrada no 10º ano de escolaridade, não têm de fazer uma opção por um determinado curso, mas por uma área de estudos.
Com efeito, o CIC apresenta aos jovens, que se candidatam à frequência da sua oferta educativa, cinco áreas de estudo (Ciências e Saúde, Ciências e Tecnologias, Ciências Económicas, Ciências Sociais e Humanas e Artes Gráficas).
As quatro primeiras áreas de estudo, a partir do início do 11º ano curricular, dividem-se em três cursos cada uma e a área de Artes Gráficas dá acesso ao Curso de Artes e Indústrias Gráficas. Assim, a área de Ciências e Saúde dá acesso aos Cursos de Química Ambiente e Qualidade, Biotecnologia, Animação Sociodesportiva; a área de Ciências e Tecnologias dá acesso aos Cursos de Eletrotecnia e Automação Industrial, Eletrónica e Telecomunicações, Informática; a área de Ciências Económicas dá acesso aos Cursos de Contabilidade e Gestão, Informática de Gestão, Marketing e Estratégia Empresarial; e a área de Ciências Sociais e Humanas dá acesso aos Cursos de Línguas e Relações Empresariais, Assessoria Jurídica e Documentação, Património e Turismo.
A acrescentar a esta divisão por áreas no início do secundário, os alunos, no final do 10º ano curricular, terão de fazer, para além da escolha do Curso que pretendem seguir, uma opção pela Via Científica ou pela via Tecnológica.
A entrada em cada um dos Cursos anteriormente referidos, assim como na Via, obedece a regras que constam de regulamento próprio, aprovado pelas instâncias superiores.
APOIOS SOCIAIS CONCEDIDOS AOS ALUNOS. (+ info)
Todos os candidatos que forem admitidos no CIC, com autorização/título de residência permanente em Portugal, terão direito aos seguintes apoios sociais:
i) almoço gratuito na cantina do CIC;
ii) bolsa para material de estudo, fixada em função do grau de carência económica do aluno, correspondente ao valor atribuído pelas respetivas medidas e escalões previsto no âmbito da ação social escolar da responsabilidade do Ministério da Educação, a atribuir a jovens que frequentem ações de qualificação inicial de dupla certificação;
iii) encargos com despesas de transporte dos alunos para frequência das aulas, incluindo as componentes de formação em contexto de trabalho ou estágio curricular, em montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo ou, quando o mesmo não exista ou não seja possível a sua utilização, um subsídio de transporte, até ao limite máximo de 15% do indexante dos apoios sociais e desde que o aluno não aufira subsídio de alojamento.