1. Avaliação Formativa
OBJECTIVOS | 1. Informar
o aluno e encarregado de educação dos êxitos e dificuldades.
2. Ajudar o aluno a aprender mais e melhor. 3. Regular e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. |
CARACTERÍSTICAS |
1. É da
responsabilidade dos professores e requer a cooperação de todos os
intervenientes no processo educativo.
2. Assume uma natureza de diagnóstico fundamentador de medidas de recuperação no início do 10º ano- |
PERIODICIDADE | 1. É
contínua e sistemática.
2. Traduz-se de forma descritiva e qualitativa. 3. No início do 10º ano, o órgão de gestão da escola pode decidir a realização de provas em qualquer disciplina |
2. Avaliação Aferida
OBJECTIVOS |
1. Medir o
grau de cumprimento dos objectivos curriculares
2. Controlar a qualidade do sistema educativo. 3. Fundamentar mudanças na organização do ensino e contribuir para a sua credibilidade. |
CARACTERÍSTICAS |
1. Pode ter
âmbito nacional, regional e local.
2. Consiste na elaboração de provas escritas a realizar pelos alunos. 3. É concebida e coordenada pelo Ministério da Educação. |
PERIODICIDADE |
1. Pode
realizar-se em qualquer momento da escolaridade.
2. Não tem efeitos na classificação e progressão dos alunos. |
3. Avaliação Sumativa Interna
Consiste num balanço do que o aluno aprendeu, tendo por referência os objectivos fixados para este nível de ensino para os cursos e para as disciplinas que os integram.
Formaliza-se na reunião do conselho de turma e expressa-se, em cada disciplina, na escala de zero a vinte valores.
Destina-se a informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o percurso escolar realizado pelo aluno.
A classificação final é a obtida no 3º período lectivo e tem em linha de conta todo o percurso escolar realizado pelo discente ao longo do ano.
4. Avaliação Sumativa Externa
A avaliação externa é da responsabilidade do Ministério da Educação e tem por objectivo contribuir para a homogeneidade nacional das classificações do ensino secundário, permitindo a conclusão deste nível de ensino e a determinação da respectiva classificação.
Sobre esta matéria, veja-se o capítulo dedicado aos exames finais de âmbito nacional de 12º ano.