Tipos de Avaliação

1. Avaliação Formativa

OBJECTIVOS 1. Informar o aluno e encarregado de educação dos êxitos e dificuldades.

2. Ajudar o aluno a aprender mais e melhor.

3. Regular e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

CARACTERÍSTICAS

1. É da responsabilidade dos professores e requer a cooperação de todos os intervenientes no   processo educativo.

2. Assume uma natureza de diagnóstico fundamentador de medidas de recuperação no início do 10º ano-

PERIODICIDADE 1. É contínua e sistemática.

2. Traduz-se de forma descritiva e qualitativa.

3. No início do 10º ano, o órgão de gestão da escola pode decidir a realização de provas em qualquer disciplina

 

2. Avaliação Aferida

OBJECTIVOS

1. Medir o grau de cumprimento dos objectivos curriculares

2. Controlar a qualidade do sistema educativo.

3. Fundamentar mudanças na organização do ensino e contribuir para a sua credibilidade.

CARACTERÍSTICAS

1. Pode ter âmbito nacional, regional e local.

2. Consiste na elaboração de provas escritas a realizar pelos alunos.

3. É concebida e coordenada pelo Ministério da Educação.

PERIODICIDADE

1. Pode realizar-se em qualquer momento da escolaridade.

2. Não tem efeitos na classificação e progressão dos alunos.

 

3. Avaliação Sumativa Interna

Consiste num balanço do que o aluno aprendeu, tendo por referência os objectivos fixados para este nível de ensino para os cursos e para as disciplinas que os integram.

Formaliza-se na reunião do conselho de turma e expressa-se, em cada disciplina, na escala de zero a vinte valores.

Destina-se a informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o percurso escolar realizado pelo aluno.

A classificação final é a obtida no 3º período lectivo e tem em linha de conta todo o percurso escolar realizado pelo discente ao longo do ano.

 

4. Avaliação Sumativa Externa

A avaliação externa é da responsabilidade do Ministério da Educação e tem por objectivo contribuir para a homogeneidade nacional das classificações do ensino secundário, permitindo a conclusão deste nível de ensino e a determinação da respectiva classificação.

Sobre esta matéria, veja-se o capítulo dedicado aos exames finais de âmbito nacional de 12º ano.