IDEÁRIO DOS COLÉGIOS CLARETIANOS

  

Santo António Maria Claret, fundador dos Missionários Claretianos (Missionários do Coração de Maria), dedicou-se afincadamente aos problemas da educação. Todos os seus escritos e as instituições por ele criadas ou dirigidas, são testemunho do seu vanguardismo neste campo. 

Os Missionários Claretianos, dedicados à educação, sentem a necessidade, nos tempos actuais, de repensar e actualizar os objectivos básicos do seu apostolado. Querendo, pois, oferecer um serviço à Comunidade, elaboraram o seu Ideário inspirados nos direitos do homem, na doutrina da Igreja e na tradição da Congregação. 

São três os princípios que norteiam a doutrina do nosso Ideário: 

  1. Toda a pessoa sem qualquer discriminação - social, racial, filosófica ou económica - tem direito a receber a educação mais apropriada ao desenvolvimento de toda a sua personalidade.
  1. São os pais que têm o direito de opção na escolha dos educadores e das instituições para a educação dos seus filhos, durante o período em que estes ainda não tenham atingido a maturidade de eleição e autonomia.
  1. Todos os Cristãos, porque regenerados pela água e pelo Espírito e constituídos novas criaturas e filhos de Deus, têm direito à educação cristã. Esta propõe-se não só o desenvolvimento global da pessoa humana mas também, e principalmente, uma vivência cada dia mais profunda do dom recebido, da fé (Concílio Vaticano II, Educação da Juventude, nº 2).  

 

Apresentação

    

Os Colégios Claretianos programam a sua acção em ordem a despertar e promover o desenvolvimento integral da pessoa humana. 

Como escolas reconhecidas oficialmente, prestam um serviço à Família e à Sociedade, partindo dos objectivos legalmente estabelecidos, e cumprindo as leis que sejam o garante da incorporação dos jovens na Sociedade, servindo-a e transformando-a. 

Os Colégios Claretianos, além disso, reconhecem-se e declaram-se como escolas cristãs, dentro da missão da Igreja. Por isso, fundamentam o seu Projecto Educativo numa concepção cristã do homem e do mundo; criam um ambiente que facilite a acção evangelizadora; promovem o ensino religioso; estimulam o respeito e a promoção dos valores humanos, a educação para a liberdade, a abertura ao mundo, o amor para com os outros e o acesso à idade adulta na fé. 

Os Colégios Claretianos estão abertos a todos aqueles que se comprometam com este Ideário.    

Os Colégios
Claretianos

    

O tipo de educação, promovido por qualquer escola, está sempre condicionado pela ideia de homem que se pretenda conseguir através do processo educativo. Uma educação global implica o desenvolvimento harmonioso da pessoa humana em três dimensões: individual, comunitária e transcendente. 

Dentro da dimensão individual, os Colégios Claretianos pretendem formar cada um dos seus alunos para: 

  • a liberdade responsável;

  • a maturidade em ordem a tomar decisões pessoais;

  • a persistência e a tenacidade perante os problemas da vida;

  • a abertura ao futuro;

  • a flexibilidade na mudança de atitudes e a adaptação a situações novas;

  • a sensibilidade perante os grandes problemas locais, regionais, nacionais e internacionais;

  • a originalidade pessoal apoiada numa atitude crítica e criativa;

  • a realização profissional 

As características da dimensão social ou comunitária em que os Colégios Claretianos estão empenhados são: 

  1. Solidariedade com o mundo em que estão inseridos, respeitando e procurando o bem comum:
  2. Responsabilidade participativa e aceitação da autoridade legítima;
  3. Respeito pelas ideias e pela consciência dos outros;
  4. Procura da justiça e da compreensão nas relações de trabalho;
  5. Compromisso na construção da fraternidade humana.

Sendo a família a primeira escola, os Colégios Claretianos propõem-se ajudar os pais dos seus alunos através duma formação permanente cristã e humana: Escola de Pais. 

Os Colégios Claretianos consideram que, na formação integral, não se pode prescindir da dimensão transcendente da pessoa. Isto porque a pessoa e a sociedade não encontram o seu fim último em si mesmas, mas sim na sua abertura constante para Deus.    

O aluno

    

Os Colégios Claretianos constituem uma comunidade educativa, formada por alunos, professores, pessoal auxiliar, pais e Direcção que participam activamente na realização do Projecto Educativo da Escola, tendo em vista as linhas orientadoras deste Ideário. 

Cada membro da comunidade educativa participará nas decisões da Escola no âmbito das suas responsabilidades.

Dado, porém, que a Congregação dos Missionários Claretianos, representada pela Direcção, é a entidade responsável perante a Igreja e o Estado, a ela competirá a última decisão. 

Na organização dos Colégios Claretianos, as formas de participação de cada um são as seguintes: 

  • os educadores, através dos respectivos conselhos;
  • alunos, conforme o seu próprio estatuto;
  • os pais, através da Associação de Pais.

Nos Colégios Claretianos devem promover-se as relações humanas entre todos aqueles que integram a comunidade educativa. 

Os antigos alunos e as suas famílias continuam a fazer parte da Comunidade Colegial. Os Colégios manterão com eles contacto ininterrupto, a fim de os ajudarem na sua formação permanente. 

As remunerações devem ajustar-se à dignidade da pessoa humana e ao trabalho realizado. 

Não sendo o lucro a finalidade dos Colégios Claretianos, o andamento da sua economia deve estar aberto a todos os membros da Comunidade Educativa. 

A fim de se alcançar uma efectiva igualdade de oportunidades, devem adoptar-se os meios eficazes para que os alunos tenham acesso ao ensino em circunstâncias iguais. 

A Comunidade
Educativa

    

O modelo de homem, proposto como meta do processo educativo, deve estar presente no desenvolvimento desse mesmo processo. 

Para se atingir a educação global proposta neste Ideário, os Colégios Claretianos:

  • empenham-se numa formação científica, actualizada e exigente, a par do desenvolvimento do sentido crítico;
  • Cuidam da formação cultural, tendo em vista todos os aspectos da actividade humana;
  • Dão a conhecer os valores da arte ao longo da história e incentivam a aquisição de algumas formas de expressão artísticas;
  • Valorizam a educação física como domínio do próprio corpo e como suporte de comunicação e relação. A prática do desporto educa no esforço para atingir as metas, na competitividade cordial e no saber encarar as vitórias e as derrotas;
  • Estimulam a educação ético - política, em ordem à formação de uma consciência livre e responsável.

Quanto às relações interpessoais, os Colégios Claretianos propõem-se: 

  • Recomendar e exigir o respeito pelos colegas e por toda a pessoa;
  • Despertar a capacidade de relação interpessoal;
  • Educar numa atitude de serviço ao grupo e a cada colega;
  • Promover o trabalho em grupo;
  • Fomentar a solidariedade com a própria Comunidade Educativa;
  • Despertar o sentido de justiça e de amor à paz em todos os campos da convivência humana;
  • Criar uma atitude autêntico amor e espírito de serviço à nação, inserindo-se nela e na sua cultura, sem excluir o nosso contributo para a construção da comunidade internacional;
  • Educar para a convivência e para o diálogo, entendido como procura, em comum, da verdade e como iniciação activa na vida social.

Os acontecimentos humanos serão ministrados dentro de uma visão cristã do homem e do mundo. Para tal, os Colégios Claretianos: 

  • Anunciam explícita e progressivamente a mensagem evangélica;
  • Ajudam a Comunidade Educativa a sentir-se firme na fé e a ser consequente com ela;
  • Cultivam a fé dos que já acreditam, e conduzem-nos para um compromisso apostólico;
  • Criam espaços de oração em comum e de celebração dos sacramentos, com uma experiência profunda da Comunidade Eclesial e como meio de conseguir uma assimilação pessoal e crescente da fé.

Os Colégios Claretianos, atendendo à necessidade de actualização permanente do sistema educativo, propõem-se realizar novas experiências pedagógicas com base nas carências científico-tecnológicas do país. 

Considerando a realização profissional como parte integrante do processo educativo, os Colégios Claretianos promoverão também cursos com planos próprios marcadamente profissionalizantes.

 Metodologia