Cloroplastos

 

   Os cloroplastos existem nas células fotossintéticas ,sendo o seu número muito variável nas plantas superiores. Apresentam a forma de discos lenticulares de cor verde. As clorofilas a e b assim como os carentenoides são os pigmentos mais importantes.

 

  Possuem um invólucro constituído por uma membrana externa e  outra   interna que delimitam o espaço intermembranar. O invólucro delimita o estroma no seio do qual se encontra os tilacóides que se agrupam constituindo empilhamentos de discos achatados a que denominamos de granum (grana no plural), os tilacóides  que ligam entre si os diferentes grana são denominados de intergrana.

  O estroma é constituído por uma substância  fundamental, finamente granular, onde se encontram glóbulos osmiófilos ou plastoglóbulo, ribossomas, grãos de amido e DNA cloroplastidial  formando nucleóides.
  Na fase inicial da diferenciação dos cloroplastos, a membrana interna do involucro do proplasto invagina-se, formando vesículas e lamelas que, mais tarde, acabaram por originar os tilacoides.

 

 

página anterior