Plasmodesmos

 

   A comunicação entre as células adjacentes de um tecido vegetal faz-se através de canais citoplasmáticos muito finos, denominados plasmodesmos. Os plasmodesmos são interrupções da parede pectocelulòica atapetadas cobridas pelo plasmalema. Interna e axialmente ao plasmodesmo existe o desmotúbulo, uma estrutura cilíndrica contínua com o retículo endoplasmático.

   A maior parte dos plasmodesmos forma-se durante a divisão celular, por interposição de perfis de retículo endoplasmático perpendicularmente à placa celular. O número e a distribuição são determinados, também, nesta fase. Se  existem pontuações ( zonas de estrangulamento da parede celular que surgem como resultado da ausência de deposição de material da parede em algumas áreas) os plasmodesmos ocorrem a nível destas senão têm uma distribuição dos homogénea.

    É reconhecido o papel dos plasmodesmos no transporte intercelular; apesar das suas dimensões relativamente grandes, existe uma certa selectividade no transporte. As moléculas com peso molecular superior a 800 não atravessam livremente os plasmodesmos.

 

página anterior