O Adivinho


02/06/2006

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

 

O Adivinho


Informações sobre os autores:

René Goscinny, nasce a 1926 em Paris. Desde a sua infância escrevia textos. Em 1945 este emigra para os Estados Unidos onde passa momentos difíceis. Mais tarde vai trabalhar para uma agência belga, onde conhece Uderzo. Aí trava uma grande relação de amizade e de cumplicidade. Desta forma, Goscinny dedica-se em pleno aos textos e com a ajuda de Uderzo, criam Astérix, que se torna muito conhecido no mundo dos quadradinhos europeus até 1977, data da morte do escritor.

Albert Uderzo, filho de imigrantes, nasce a 1927 em Firmes. A 1940 inicia trabalhos como desenhista de histórias de banda desenhada. Em 1944 cria Flambergue, onde mistura humor com realidade. A sua vida segue ilustrando várias personagens famosas. Ressalve-se que só quando este lança o pequeno gaulês com Goscinny obtêm o sucesso desejado. Depois lança desenhos animados e criam o estúdio Idéafix (1974). Após a morte de Goscinny, este cria novos personagens e dá continuidade às aventuras.

Síntese da obra:

O Adivinho conta mais uma aventura dos gauleses mais conhecidos do mundo: Astérix e Obélix. Nesta aventura, surge durante uma noite de tempestade um adivinho na aldeia que tranquiliza os habitantes da aldeia dizendo que o céu não lhes ia cair em cima, contudo Astérix achou estranha toda a situação e não confiou nas profecias do adivinho. No dia seguinte com o raiar do sol o adivinho parte e já no bosque é abordado pela mulher do chefe da tribo que lhe pede para ficar e para lhe contar como será o seu futuro, mas em troca este pede comida, bebida e ouro para ler as profecias e, pouco a pouco, toda a aldeia frequenta o advinho. Entretanto, os romanos capturam o adivinho e Astérix é dado como autor da ira dos deuses e toda a aldeia temendo as profecias parte para a praia, no entanto Astérix fica para trás para provar à sua tribo que tudo não passava de mentiras. Com os romanos, o adivinho confessou-se um charlatão, mas que tinha conseguido livrar-se dos gauleses e assim consegue não ser preso. Enquanto isso Panoramix, o druida, volta para a aldeia e faz umas poções mágicas que afastam os romanos e depois vai ter com a tribo à praia, acompanhado por Astérix e Obélix e lá contam toda a verdade ao resto da tribo e decidem-se reaver a sua aldeia e dar uma lição nos romanos. Estes invadem o acampamento romano e esmaam os romanos, como o adivinho que lá estava não fora capaz de prever o ataque todos apercebem-se que Astérix tinha razão e voltam para a aldeia onde à noite voltam a fazer um banquete.

Boa leitura!

Nome dos autores: René Goscinny e Albert Uderzo.
Título: O Adivinho.
Editora: Meribérica/Liber editores.
Nota: agora a editora é a ASA, dado que os direitos de impressão das aventuras de Astérix foram adquiridos por esta.
Número de páginas: 48
Indicação bibliográfica:
GOSCINNY, René e UDERZO, Albert, O Adivinho, Lisboa,
Meribérica/Liber editores, 1988.

Classificação da obra:
Banda desenhada.
 

Sugestão de Bárbara Luís, Nº8219, 11ºAJ
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS