Astérix nos jogos olímpicos


03/03/2006

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana



Astérix nos jogos olímpicos
 

Nome dos autores: René Goscinny e Albert Uderzo.

Título: Astérix nos jogos olímpicos.

Editora: Meribérica/Liber editores.
Nota: agora a editora é a ASA, dado que os direitos de impressão das aventuras de Astérix foram adquiridos por esta.

Número de páginas: 48

Indicação bibliográfica: GOSCINNY, René e UDERZO, Albert, Astérix nos jogos olímpicos, s/l,
Meribérica/Liber editores, 2002.

Classificação da obra: Banda desenhada.


Informações sobre os autores:

René Goscinny, nasce a 1926 em Paris. Desde a sua infância escrevia textos. Em 1945 este emigra para os Estados Unidos onde passa momentos difíceis. Mais tarde vai trabalhar para uma agência belga, onde conhece Uderzo. Aí trava uma grande relação de amizade e de cumplicidade. Desta forma, Goscinny dedica-se em pleno aos textos e com a ajuda de Uderzo, criam Astérix, que se torna muito conhecido no mundo dos quadradinhos europeus até 1977, data da morte do escritor.
Albert Uderzo, filho de imigrantes, nasce a 1927 em Firmes. A 1940 inicia trabalhos como desenhista de histórias de banda desenhada. Em 1944 cria Flambergue, onde mistura humor com realidade. A sua vida segue ilustrando várias personagens famosas. Ressalve-se que só quando este lança o pequeno gaulês com Goscinny obtêm o sucesso desejado. Depois lança desenhos animados e criam o estúdio Idéafix (1974). Após a morte de Goscinny, este cria novos personagens e dá continuidade às aventuras.


Síntese da obra:

A vida corria bem a todos os cidadãos da aldeia gaulesa porém algo de estranho se passava, visto que os romanos andavam pouco activos na conquista do território.
Os romanos andavam muito atarefados e empenhados na preparação física do atleta Corneduros para os jogos olímpicos. Durante o decorrer de um treino o atleta encontra Astérix e Obelix e estes competem todos saindo vitoriosos os gauleses. Desta forma a aldeia tomou conhecimento dos jogos e interessou-se pela sua participação nos mesmos para descontentamento dos romanos, segundo o que o autor nos indica.
Desesperados, os romanos, tentam constantemente evitar a participação da tribo até que conseguiram que a poção mágica gaulesa fosse proibida, criando uma lei que impedia a sua utilização e quem a utilizasse tinha como sanção a desqualificação do atleta.
No anterior à prova, Panoramix, o druida gaulês, revela a localização da poção mágica.
Após a derrota de Astérix, todos os seus adversários são acusados de batota por terem ingerido a poção mágica. O Senado não acredita no início, contudo o druida fundamenta a sua acusação dizendo que tinha colocado na poção um corante que deixaria a língua azul a quem a bebesse.
Por todas estas razões os atletas foram todos desqualificados, nomeando Astérix o vencedor, para orgulho de toda a tribo.
 

Citações:

Este livro caracteriza-se por ser divertido, original onde se desfrute de bons momentos, daí as citações que mais me marcaram serem todas muito engraçadas e que me levaram a encontrar muita originalidade no livro. As citações foram: “Isto é impor-tante! Bonemine, a minha roupa! Continuarei o banho para o ano! Vocês desçam-me sem entornar”, referida por Abraracourix; “Queres levar com a bengala na cara?”, referida por Assurancetourix; “Gale`a avante´a di`eita!”, dita por um pirata e “Só desejo que a nossa língua permaneça uma língua viva!”, referida por Tulius. Todas as citações são divertidas e demonstram o humor inteligente do autor.
 

Comentário:

Na minha opinião este livro é muito interessante dado que nos permite apreciar uma leitura estimulante, motivadora, divertida e imprevisível, pois neste livro tudo pode acontecer. Esta banda desenhada torna-se muito real e muito divertida, visto que pode-mos conciliar as imagens com o enredo e abstrairmo-nos do mundo real.
Ressalte-se que este livro é arqueado ao público geral porque possui uma linguagem simples, objectiva e clara.
Por todas estas razões, recomendo o livro a todos, com passagens muito divertidas que irão, certamente, proporcionar ao leitor divertidos, interessantes e agradáveis momentos de leitura.

Sugestão por Bárbara Luís, Nº8219, 11ºAJ
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS