A Lua de Joana

CIC
24/02/2006

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

 

 

A Lua de Joana
 

Elementos do paratexto:

 

Síntese da obra:

Este livro retrata a vida de uma adolescente, incluindo os problemas da droga, sexualidade, amizade e os problemas familiares. Joana, a protagonista do livro, passa por um período da sua adolescência, em que perde a sua melhor amiga, por se ter metido na droga. A partir daí, a sua vida começou a complicar-se, devido, também aos seus problemas familiares, pois era raro ver o seu pai, por motivos profissionais, sobretudo, pela morte da sua avó, a única pessoa da família que lhe dava atenção. Após estes problemas, Joana, envolveu-se com más companhias, iniciando, desde cedo, a vida sexual e do mundo da droga acabando por morrer devido a essa terrível dependência.


Apreciação pessoal deste livro:

Os dois aspectos que mais me marcaram foram: o modo como uma adolescente exemplar se deixou, no percurso da sua vida, influenciar por determinados vícios, e a verdadeira amizade que ela tinha por Marta, pelo facto de lhe escrever quase todos os dias, relatando o que se passava no seu dia-a-dia. Joana mostrava ser uma rapariga preocupada em ajudar o próximo, facto que poucos adolescentes dão valor.


Motivação para a leitura da obra:

Este livro, é mais apropriado para os jovens, visto que retrata temas relevantes para a idade da adolescência, temas esses:

  • Droga;

  • Amizade;

  • Problemas familiares;

  • Sexualidade;

  • Morte.

Estes temas despertam-nos a curiosidade e o interesse na nossa idade, e, é certo que muitos jovens provavelmente já passaram pelo mesmo.

NÃO DEIXEM DE O LER!!

Ficha Técnica:

Livro: a Lua de Joana
Autora: M.ª Teresa Gonzalez
Editora: verbo

Sugestão por Tânia Campos 11º Aj Nº8192

 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS