O Velho que Lia Romances de Amor


07/04/2006

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

 

O Velho que Lia Romances de Amor

o Síntese da obra:

O Velho que Lia Romances de Amor conta a estória de António José Bolivar Proaño, um homem casado que vive numa aldeia serrana e que se vê obrigado a partir desta com a sua esposa para uma encosta da floresta, pois a sua esposa não podia ter filhos.
Passados alguns anos de amargura, numa terra que não produzia nada por mais que tentassem, a sua companheira morre com a malária e este vê-se, mais tarde, na sua profunda tristeza, a ser mordido por uma serpente e a ser salvo por um shuar que o leva para a sua aldeia e após uns dias este recupera totalmente. Aí, decide viver com eles e ser como eles, tornando-se, rapidamente, num destemido caçador, contudo um dia um pesquisador de ouro mata o seu compadre shuar Nushiño e este acaba por o perseguir e o matar como mandam as leis dos shuar, todavia este mata-o com uma espingarda e acaba por ser expulso da aldeia, pois a batalha não tinha sido justa.
A partir daí, descobriu o seu gosto pela leitura de romances e, mais tarde, já vivendo em El Idílio é forçado a partir em perseguição de um predador, uma onça, que assolava as proximidades, atacando pessoas e animais. Este acaba por matar o animal, mas sente-se frustrado com o seu acto e volta para sua choça para ler os seus queridos romances de amor…


o Biografia de Luís Sepúlveda:

Luis Sepúlveda nasceu Ovalle, no Chile, em 1949. Reside actualmente em Gijón, na Espanha e já percorreu quase todos os territórios possíveis da geografia e das utopias, de Punta Arenas a Oslo, de Barcelona a Quito, da selva Amazónica ao deserto da República Árabe Sarabuí, das celas de Pinochet aos barcos do movimento “Greenpeace”.
Membro activo da Unidade Popular chilena nos anos setenta, teve de abandonar o país após o golpe militar de Pinochet.
Viajou e trabalhou no Brasil. Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes O Velho que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.

o Ficha Técnica:

Titulo: O Velho que Lia Romances de Amor
Editora: Asa
Ilustrado: Não
Edição: 17º
Data da ultima Edição: 2000
Local de Edição: Lisboa
Autor: Luís Sepúlveda
Tradutor: Pedro Tamen
Nº de páginas: 110
ISBN: 972-41-1336-1
Dep. Legal: 174320/00

 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS