Equador


09/06/2008

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Equador

Equador é a história de um homem, convidado pelo próprio rei para ser governador de S. Tomé e Príncipe.

Luís Bernardo é um jovem empresário lisboeta, no início do século XX. Dotado de visão estratégica, facilmente se apercebe que as potências estrangeiras tentam, sob a capa de um “humanismo hipócrita”, eliminar a concorrência dos produtores portugueses de cacau, alegando o uso ilegal do trabalho escravo e incentivando o boicote à compra do cacau de São Tomé e Príncipe.

Mas a realidade não é diferente da dos outros países colonizadores. Luís Bernardo escreve um artigo denunciando a situação e é convidado pelo próprio Rei D. Carlos a ocupar o lugar de governador das ilhas de S. Tomé e Príncipe durante três anos, sendo-lhe atribuída a missão de averiguar se há ou não trabalho escravo na referida colónia e convencer o cônsul inglês de que o trabalho escravo em Portugal já faz parte do passado. Facilmente se conclui que Luís Bernardo terá de enfrentar alguns dos mais importantes produtores de cacau portugueses, não sendo certo que, dada a instabilidade política que existia na época, tenha o apoio total de Lisboa na execução dessa tarefa.

No plano pessoal, esta missão representa, para Luís Bernardo, o fim de uma vida mundana na capital e o princípio de um longo exílio numa ilha distante de todas as partes do mundo. Será aqui que, para ele, o amor se revela. Mas, como em todas as coisas na vida, também o amor nem sempre é certo. Um dos pontos mais fortes desta obra é, precisamente, o percurso individual (no sentido interior) do personagem central, Luís Bernardo.

Título: Equador
Autor: Miguel Sousa Tavares
Editora: Oficina do Livro
Ano: 2003
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Joel Jesus, n.º 9616, 10.º H1
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS