A Estrela de Joana


21/07/2008

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

A Estrela de Joana


Quem não se lembra de, num dia de Setembro de 2004, ver na televisão uma mulher a chorar, a implorar que lhe devolvessem a filha desaparecida no dia 13 de Setembro desse mesmo ano, quando tinha ido ao café próximo por volta das 20h?

Mês e meio mais tarde, Leonor e João Cipriano, irmãos, mãe e tio de Joana, estavam presos preventivamente por suspeita de homicídio e ocultação de cadáver.

A opinião pública estava em choques com o desenrolar dos acontecimentos e os “media” exerciam pressão e marcação cerrada à polícia, prejudicando, muitas vezes, a sua actuação.

Mais mediático e expectante ainda, eram as vezes que João, o tio, dava a localização do corpo da menina e era visto a acompanhar a polícia nas buscas em longos passeios sempre infrutíferos.

Através de um grande profissionalismo e formação de que estava munido, Cristóvão consegue arrancar a verdade aos dois irmãos, de uma forma tão descritiva e chocante que o leitor fica a pensar como é que ele próprio se conseguiu controlar e dominar nos momentos piores.

Joana foi morta pelo tio e pela mãe porque os tinha surpreendido num acto sexual e ameaçado de contar ao padrasto.


Chocante. A descrição do tio ao pormenor, do que fizeram à pobre menina de 8 anos provoca-nos um rol de sentimentos indefiníveis.

O autor deste livro quer, acima de tudo, contar a história de Joana, como que a pedir perdão pela permissão que foi dada para esta criança sofrer tanto no seu curto tempo de vida.

No decorrer dos inquéritos, Leonor tenta o suicídio dentro das instalações da PJ, evitado pelos inspectores presentes. Na prisão, aonde regressa, depois de observada no hospital, é instruída e instigada pela directora do estabelecimento a apresentar queixa por abuso de autoridade e agressão nos interrogatórios.

IIibados por não terem sido identificados como os presumíveis agressores, Cristovão e os seus dois colegas são retirados do caso, não tendo tempo de recuperar o corpo da menina.

Título: A Estrela de Joana
Autor: Paulo Pereira Cristóvão
Editora: Editorial Presença
Modo/Género literário: Narrativo/Investigação policial

Sugestão de Soraia Neves, n.º 9653, 10.º H1
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS