Queimada viva


03/03/2008

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Queimada viva

Este livro é um testemunho perturbante, na primeira pessoa, da qualidade da mulher nos países muçulmanos, onde a lei dos homens impera.

Souad, maltratada pela família desde pequena, era uma jovem natural da Cisjordânia igual a tantas outras – no seio familiar não seria mais do que uma escrava – até ao dia em que se apaixona. Grávida e solteira, vive num receio constante de ser assassinada, já que este seu “crime” põe em causa a honra de toda a família. É ao seu cunhado que cabe executar a sentença familiar: Souad é queimada viva e, já no hospital, a própria mãe tenta envenená-la.

Sobrevivente por milagre, esta mulher vai viver para a Europa e vai ter de aprender a lidar, para além das cicatrizes permanentes e das mutilações, com os fantasmas do passado, que a atormentam diariamente. Souad constrói uma nova vida, num mundo para ela totalmente desconhecido, onde as mulheres são semelhantes aos homens.

A destacar neste livro:

1. O papel e a importância das mulheres em países do Médio Oriente, África, Índia e até europeus, vítimas de violência diária gratuita e onde continuam a morrer aos milhares devido apenas aos chamados “crimes de honra”. Os culpados são considerados heróis na sua comunidade e protegidos, muitas vezes, pelas próprias leis do país, que aprovam este tipo de violações dos direitos da mulher;

2. O testemunho aterrador e comovente desta sobrevivente que não é mais do que um apelo contra o silêncio que continua a condenar mulheres por todo o mundo a uma vida de sofrimento e morte.

Título: Queimada viva
Autora: Souad
Editora: Asa
Modo/Género literário: Narrativo/Romance autobiográfico

Sugestão de Juliana Guimarães, n.º 9121, 10.º H1
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS