Ensaio sobre a Cegueira


16/03/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Ensaio sobre a Cegueira


O livro começa com um motorista, que, subitamente, fica cego enquanto está parado num sinal vermelho. Com uma pequena diferença: ele não mergulha numa total escuridão, mas, sim, numa cegueira leitosa, completamente branca. A partir daí, a cegueira vai contaminando outras pessoas como num ciclo, começando por ele e seguindo através das pessoas com quem manteve contacto, desde o seu médico, passando pela sua mulher, os pacientes, até que se torna uma epidemia misteriosa.

Todos os cegos são confinados a um manicómio, sob as ordens governamentais e dos que ainda conservavam a sua visão. Diante desse cenário, quem via tornava-se uma autoridade, estabelecendo de que forma os cegos se deveriam comportar. Apesar da "epidemia" chegar a um grau tão extenso, acabando por atingir toda a população do local, a mulher do médico é a única pessoa que ainda consegue ver e assim registar todo o horror e provação que os cegos enfrentam.

Observando o comportamento deles e o modo como se relacionam uns com os outros, ela chega a concluir que as pessoas se tornam realmente quem são a partir do momento em que não podem julgar a partir do que vêem.

A obra remete-nos, então, para a fantasia do autor que nos dá uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única.

Num ponto em que se cruzam literatura e sabedoria, Saramago obriga-nos a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afecto – essas são as tarefas do escritor e de cada leitor diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

Título: Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Círculo de Editores
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Joana Genésio, n.º 7029, 11.º LRJ1
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS