Até ao Fim


04/05/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana


Até ao Fim

Até ao Fim conta a história dramática da vida, essencialmente afectiva, de Cláudio. Toda essa narrativa é contada ao seu filho Miguel, no leito de morte, através de detalhadas memórias e pensamentos.

Uma das grandes características desta obra é que o autor não respeita a ordem cronológica de acontecimentos, antes pelo contrário, dá saltos temporais imprevisíveis, utilizando a memória para contar o que ficou no passado.

Cláudio, um jovem estudante de Direito (com já algumas reprovações), conhece Oriana, uma jovem bela e doce, reconhecida pelo seu incessante sorriso. Cláudio apaixona-se por ela. Mas, um dia, vai à sua terra natal visitar o pai que se encontrava doente e, quando regressa a Coimbra, onde vira Oriana pela última vez, ela já não estava lá. Certo dia, recebe um telegrama, onde lhe é dito que Oriana está no hospital. Cláudio inicia uma corrida de angústia, e, quando chega ao hospital, recebe a notícia da morte de Oriana. Totalmente devastado, decide abandonar os estudos de Direito e dedica-se ao jornalismo. Vai trabalhar para um jornal, “Informações,” e, através do seu director, conhece Flora, a sua futura esposa, filha do director. Com ela tem um filho Miguel. Ambos são abandonados por Flora que, sem explicação plausível, viaja para a Grécia e, quando regressa, vai viver com outro homem, rejeitando, como sempre, o filho. Entretanto, os pais de Cláudio e a criada, Tina, por quem tinha tanto carinho, morrem. A relação com Miguel é extremamente difícil, são como desconhecidos.

Cláudio é um pai envolto em medo pelas más escolhas do filho, que o levam ao caminho do crime, acabando morto a tiro.

Ao longo da obra, o narrador revela vários momentos do seu passado que o tornaram num homem, acima de tudo marcado pela solidão de uma vida preenchida por mortes e desilusões.

Título: Até ao Fim
Autor: Vergílio Ferreira
Editora: Bertrand Editora
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de Débora Madureira, n.º 10104, do 10.º H1
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS