Gente Feliz com Lágrimas


19/01/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Gente Feliz com Lágrimas

“Gente Feliz com Lágrimas” é um romance de encontros e desencontros, intrigas, conflitos, confissões no seio de uma família já de si desgastada pela tortura de viver numa ilha açoriana, longe de tudo, acentuada pelas dificuldades económicas em que viviam, em pleno regime salazarista.

Nuno Miguel, Maria Amélia e Luís Miguel são os três narradores mais importantes. Três irmãos que relatam (já na idade adulta) episódios quando crianças.

O livro comove tanto pela crueldade, intolerância, carência, incompreensão e infelicidade das suas histórias como pela inocência destes jovens, que cresceram isentos de afectos, construindo, desde cedo, uma revolta assustadora em relação à vida.

Descendentes de um homem, aparentemente frio, rude e cruel, são três da quantidade infinita de irmãos, marcados pelo trabalho infantil, a pobreza, a tristeza de não serem como as outras crianças, tornando-se adultos depressa de mais, com uma infância que lhes é desconhecida.

A fuga para o Continente, para conventos, é vista por Nuno e Amélia como uma libertação das garras furtivas do pai. Mas aí são várias as dificuldades e vêem-se, de novo, num emaranhado de caminhos sinuosos.

O que é o conceito de felicidade para esta família? Como será possível uma vida feliz sem lágrimas? É isso que vos convido a descobrir ao lerem este livro, reencarnando umas das personagens, obtendo, assim, uma passagem directa para os Açores do tempo dos nossos avós.

Título: Gente Feliz com Lágrimas
Autor: João de Melo
Editora: booket
Modo/Género Literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Ana Rita Martins de Sousa, número 9583, do 11.º LRJ1
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS