O Vale da Paixão


15/06/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

O Vale da Paixão

Trata-se de um livro relativamente breve. A acção reporta-se, na totalidade, ao século passado, há cerca de cinquenta anos.
É uma história que retrata a vida e os costumes de Portugal da década de cinquenta à de oitenta, através dos olhos de uma rapariga que cresce nesse período, observa e participa nas mudanças que ocorrem na sua família.

Toda a narrativa tem o ponto de partida na manta de um soldado e numa personagem que nunca se identifica. Esta tenta reconstruir a vida de seu pai, baseada na sua memória e na saudade. Com isto, vai descrevendo o destino da sua família e sociedade, não sabendo muito bem para onde caminha.

É de salientar, ainda, uma visita que a personagem incógnita recebe. É um reencontro entre ela e o seu tio Walter Dias, que, na realidade, é o seu pai biológico. Esta situação desencadeia uma imensa reflexão sobre as origens. Assim, em determinados momentos, o passado e o presente surgem baralhados.

É um livro muito interessante, visto que, durante a sua leitura, se consegue visualizar o espaço físico onde decorre a acção devido a todas as descrições, pormenores narrados e à forma de escrita da autora. É ainda de fácil leitura e compreensão acessível.

Título: O Vale da Paixão
Autor: Lídia Jorge
Editora: Dom Quixote
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Diana Raquel Silva Gomes, n.º 9256, do 12.º BT2
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS