Domingo à Tarde


13/04/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Domingo à Tarde
 

Numa obra, em que um médico relata a vida comovente de uma das suas pacientes, Fernando Namora capta a atenção dos leitores, transportando-os para uma outra época, não muito distante da actual.

Abordando o tema da leucemia, utilizando uma personagem para a qual a rotina é uma fuga às emoções, pois “nem os dramas resistem à monotonia”, este escritor fala-nos do imprevisto, e da efemeridade das coisas, do quão breves somos.

«(…) estou certo que o leitor sentiria logo um soco no peito prenunciador de emocionantes expectativas, se ela o agredisse com um início assim: “Chamo-me Clarisse e vou morrer. Mas, entretanto, conheci um tipo que era médico e resolvera os seus problemas de consciência escolhendo uma especialidade cujos clientes não tinham um migalho de esperança à sua frente”»

Conjugando uma escrita sarcasticamente divertida com uma narração, em que a principal personagem é encarada como a personagem secundária da história que conta, este autor deleita os que o lêem, contando-lhes uma história triste, de amor e perda, na qual a própria existência é posta em questão.

A maneira como Namora escreve faz as delícias aos olhos de qualquer leitor, arrebatando a sua mente para um outro espaço, um outro tempo, uma outra vida da qual, inconscientemente, já faz parte. E é nesse momento que o leitor deixa o seu corpo terreno para participar activamente no desenrolar de uma acção mentalmente inebriante.

Título: Domingo à Tarde
Autor: Fernando Namora
Editora: Livraria Bertrand
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Ana Carolina Duarte Ramos Ferreira, n.º 6531, do 12.º BT2
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS