As Pupilas do Senhor Reitor


09/02/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

As Pupilas do Senhor Reitor


A agradável história de As Pupilas do Senhor Reitor tem lugar em pleno século XIX e é marcada por toda uma frescura rural que envolve o leitor do início ao fim da leitura.

Margarida, sensível e taciturna, e Clara, alegre e confiante, são as são duas jovens irmãs órfãs de quem o reitor da freguesia está encarregue.

A história desenrola-se em torno de Daniel, o filho mais novo do rico lavrador José das Dornas, que, tendo sido encaminhado nos estudos eclesiásticos, acaba por desistir quando o reitor da freguesia descobre que o pequeno possuía na aldeia a “sua conversada”, a pequena Margarida. Temendo pelo seu futuro, José decide, então, enviá-lo para estudar no Porto e tornar-se médico.

Anos mais tarde, Pedro, o irmão de Daniel, conhece Clara e apaixona-se por esta. Eis que Daniel regressa à aldeia para o casamento do irmão. Margarida, agora professora, conserva ainda o seu amor pelo jovem. Este, contudo, embarcando no espírito urbano, torna-se um namorador impulsivo e, ao conhecer Clara, apaixona-se por ela. Ela tenta, porém, terminar com o assédio e concede-lhe uma última visita no seu jardim. No entanto, são surpreendidos por Pedro, mas Margarida salva-os tomando o lugar da irmã.

Daniel, impressionado com a coragem da jovem, recorda-se finalmente do seu amor de infância e procura reconquistá-la. Margarida acaba, então, por aceitar o pedido de casamento de Daniel.

É uma obra escrita com simplicidade e realismo, recheada de situações imprevistas e de grande intensidade dramática.

Título: As Pupilas do Senhor Reitor
Autor: Júlio Dinis
Editora: Livraria Figueirinhas
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Sílvia Oliveira Lopes, n.º 9214, 12.º BT2
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS