O Mundo de Sofia – Uma aventura na Filosofia


15/12/2008

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

O Mundo de Sofia – Uma aventura na Filosofia


Jostein Gaarder ficou mundialmente conhecido pelo seu livro O Mundo de Sofia, que leva o leitor numa viagem pelo mundo da filosofia desde a Antiguidade até aos nossos dias, dando a conhecer os magníficos filósofos que marcaram, de certa forma, o pensamento ao longo das diversas épocas.

Paralelamente a esta exploração, surge a história de uma pequena rapariga, Sofia, que recebe misteriosas cartas contendo interrogações, como “Quem és tu?” e “De onde vem o mundo?”, e grandes envelopes com o enigmático título “Curso de Filosofia”. Junto com esta curiosa e inocente menina, está o seu professor de Filosofia que lhe dá a conhecer as suas origens.

Porém, ao longo do desenvolvimento do romance, encontramos mais duas personagens que põem em causa o mundo de Sofia, pois nem tudo o que parece é e, como o filósofo Kierkegaard dizia, “a verdade é subjectiva”.

Em cada página deste ambíguo livro, mergulha-se num universo romanesco em que o enigma está presente em cada entrelinha.

Para finalizar, esta narrativa, que decorre na Noruega em 1990, é uma forma de conhecer a nossa história, a filosofia, de uma maneira leve e simples, com uma pitada de mistério em redor da intriga principal.

Título: O Mundo de Sofia (Sofies Veren)
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Editorial Presença
Modo/ Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Daniela Marques, n.º 7032
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS