O velho e o mar


22/09/2008

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

O velho e o mar

Este livro conta a história de um velho pescador de Havana chamado Santiago, que tinha um como melhor amigo um rapaz, o Manolin.

O velho Santiago já há oitenta e quatro dias que saia para o mar e voltava sem ter pescado nada. Começara já a ser motivo de troça por parte de alguns pescadores e de pena por outros.

Um dia, quando foi pescar, o velho resolveu ir para mais longe e um grande peixe, o maior que ele já tinha visto, mordeu o seu anzol. Pescar este peixe para o velho seria uma grande honra, mesmo porque já há muito tempo que não pescava nada e muito menos um peixe daquele porte. O velho esteve três dias preso ao peixe pelo fio de pesca, lutando até ao limite das suas forças. Mas conseguiu! Depois de pescado, amarrou-o ao seu barco e iniciou o seu regresso a Havana, mas, durante o seu regresso, teve de enfrentar vários tubarões que tentaram comer o peixe, travou com eles outra luta difícil, defendendo o seu peixe com toda a dignidade. No entanto, foi uma luta inútil, pois, quando chegou a Havana, durante a noite, o seu peixe estava praticamente todo comido pelos tubarões. O velho regressou esgotado e vencido à sua cabana, onde adormeceu profundamente.

No outro dia de manhã, muitos turistas e pescadores apreciavam o grande peixe. O Manolin foi a casa do velho, viu-o deitado e esperou que acordasse. O velho, depois de acordar, contou-lhe o quanto havia sido difícil pescar aquele peixe e que se sentia muito cansado. O Manolin foi buscar qualquer coisa para o velho comer, mas, quando voltou, o velho tinha recaído no sono.

Titulo: O velho e o mar
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Livros do Brasil
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Diogo Magalhães, n.º 7131
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS