A Vida num Sopro


29/06/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana


A Vida num Sopro

A vida num sopro é o último romance do conceituado e promissor romancista português José Rodrigues dos Santos.

Na verdade, é uma obra de excelência que consegue compilar vários aspectos de universos completamente distintos, como história, política, sentimentalismo, narração e romance, fazendo-os interligar de uma forma mágica, natural e envolvente.

Luís Afonso é um jovem de 17 anos, aventureiro e sonhador, que se apaixona por uma rapariga do liceu de Bragança, que também ele frequenta. Tudo isto seria normal, não fosse a obra situar-se em plena época salazarista. Não é de admirar, porém, que esta paixão culmine num “final” trágico com o afastamento dos dois amantes, por oposição da mãe da rapariga.

Irremediavelmente, o tempo vai avançando a passos largos, e o amor dos dois fica como que “apagado”, contudo, ardendo subtilmente numa chama ténue. Todavia, um conjunto de acontecimentos (um casamento, um reencontro, um pecado, um assassinato e a intervenção da PVDE) culmina num ponto fulcral para todo o desenvolvimento da acção que agarra o leitor da primeira à última página, conduzindo-o às profundezas da Guerra Civil Espanhola e a um Portugal dominado pela censura.

Irão Luís e Amélia reencontrar-se novamente e reacender a “chama da paixão”? Irão os dois amantes ser submetidos, uma vez mais, às garras do destino que os impede de ficar juntos? Qual o destino das personagens? Qual o papel daqueles que, com o passar dos anos, se enlaçam no seu caminho? É esse o convite que te faço: saborear com deleite a narrativa que se desenha por entre os teus dedos.

Título: A Vida num Sopro
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Modo/Género Literário: Narrativo/Romance

Sugestão de Ana Rita Martins de Sousa, n.º 9583, 11.º LRJ1
 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS