Fahrenheit 451


04/01/2010

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Fahrenheit 451

A acção decorre no futuro. Guy Montag era bombeiro de profissão, cujas funções são bem diferentes das de hoje. Adorava o seu trabalho e tinha a certeza de que este acto (queimar livros e as casas que os detêm, assim como perseguir os seus possuidores) era a coisa mais acertada para se fazer.

Certa noite, encontra uma nova vizinha, Clarrisse McCellan, cuja atitude de explorar e questionar tudo o faz reconsiderar a sua vida, ideias e noção de felicidade.

No dia seguinte, depois de uma chamada no quartel, Montag volta a casa achando-se doente, perturbado com o suicídio da mulher a quem teve de queimar os livros. Recebe, então, a visita do seu chefe, que lhe relembra as importância político-social de um bombeiro, ameaçando-o. Mais tarde, é revelado que Montag possuía vários livros dentro do climatizador de sua casa. Perante a incapacidade de os memorizar, recorre à ajuda de um professor de Português que lhe ensina a importância dos livros e da leitura na racionalização da existência humana.

Passado algum tempo, Guy volta ao posto de bombeiros onde trabalha e entrega ao seu chefe um livro. Soa o alarme, mal sabendo a nossa personagem que é obrigado a queimar todos os seus bens momentos mais tarde. Sendo ameaçado continuamente por Beatty (seu chefe), é obrigado a agir…

Muitas outras peripécias estão retratadas neste fabuloso livro, mas a única maneira de as desvendar é só mesmo lendo a história, espero que gostem!

Adorei. Após uma leitura mais atenta, apercebi-me da sua complexidade, dos temas que aí são retratados, da profundidade que encerra. Entre eles devo realçar: a importância da leitura, a censura, o contraste entre a ignorância e o conhecimento…

Penso que retrata, de um modo fiel, uma sociedade hedonista e disfuncional. Posso mesmo afirmar que Fharenheit é uma história sobre como a televisão destrói por completo o interesse pela literatura, pelo saber.

Este romance reflecte importantes e inquietantes vivências deixando cada um de nós interpretar livremente as intenções do autor. Para além disso, deparamo-nos com sentimentos variadíssimos, desde a tristeza à vingança.

Para finalizar, devo dizer que tive muito prazer em ler este romance e que este me permitiu reflectir, desenvolver o meu espírito crítico, formular novas opiniões a valorizar os meus pensamentos.

Título: Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Editora: Publicações Europa-América
Modo / Género literário: Narrativo / Romance


Sugestão de leitura de João Ribeiro, n.º 7607, do 11.º BT2

 

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS