A Viagem do Elefante


12/10/2009

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana


A Viagem do Elefante

A Viagem do Elefante é um fascinante livro que esmiúça as fragilidades morais de todos os detentores da racionalidade (o “H”omem). É na personagem de Salomão, ou Solimão, elefante que há dois anos se encontra em Belém, desprezado e maltrapilho no berço da sua guarda, que se retrata a profundidade da experiência da vida. A agudez da escrita de Saramago - irónica, verdadeira, sarcástica, sublime, igual a ele próprio – revela a verdadeira identidade do português típico que se cativa por aquilo que já não lhe pertence.

É, com certeza, um acento grave numa nova página de um Livro Dos Itinerários, que se orquestra num fado precipitado: «Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam». (José Saramago, A Viagem do Elefante, p. 12)

Salomão, oferenda de D. João III ao Arquiduque Maximiliano da Áustria, revela-se um expoente axiológico. Desde a sua irredutível fidelidade à sua incrível docilidade, este é um espirituoso elefante que se constrói com o perfil do fleumático, com o auxílio imprescindível do loquaz silencioso cornaca (boca do elefante calada nas imediações do poder), amigo de todas as suas estações, expiração da sua inspiração.

Enfim, «faltam-me as palavras» (José Saramago, Ibidem, p. 241). A rainha não quis falar, gritou e depois chorou o dia inteiro. Fazem falta Salomão e o cornaca, que são como lugares mal situados, «cavalos que fazem [sempre] sombra no mar». (António Lobo Antunes)

Título: A Viagem do Elefante
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Modo/Género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de leitura de Maria João Antunes Neves, do 12.º BT 2, n.º 9562

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS