Pela Estrada Fora


15/03/2010

Pela Estrada Fora, da autoria de Jack Kerouac, consagrou-se como uma obra de renome internacional.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

 Pela Estrada Fora

Pela Estrada Fora, da autoria de Jack Kerouac, consagrou-se como uma obra de renome internacional.

Na verdade, o livro que popularizou o novelista franco-canadiano é um trabalho autobiográfico baseado na descrição das espontâneas viagens que Kerouac fez, com o seu grupo de amigos, pelos Estados Unidos da América e México, entre 1947 e 1950.
Sal Paradise, Dean Moriarty e Carlo Marx – nomes fictícios das personagens que representam, na realidade, Jack Kerouac, Neal Cassidy e Allen Ginsberg, respectivamente – são três loucos companheiros de viagem, apaixonados pela estrada e por todas as aventuras a que esta os conduz, desde as perigosas experiências até às convulsões do relacionamento humano, passando pela banalização da prostituição, pela exploração laboral americana e pelo constante mundo do alcoolismo e da toxicodependência.

Através da simplicidade, típica da sua cativante e emaranhada escrita, o autor transmite, estrita e claramente, a vibração intensa e frenética das jornadas por que passou, retratando um feixe incessante de acontecimentos efervescentes, que constituíam o traço característico do estilo de vida adoptado por muitos americanos, por volta da segunda metade do século XX: sem regras; sem rotinas. Tudo se regia pela adrenalina e a vontade de viver na incógnita do dia seguinte sobrepunha-se ao comportamento trivial.

Desta forma, a obra-prima de Kerouac foi, e ainda é, considerada como a “bíblia hippie”, pois serviu de incentivo ao pensamento revolucionário de inúmeros jovens que abandonaram a monotonia do habitual espírito de existência, partindo à descoberta do multicultural e agitado mundo exterior.

Título: Pela Estrada Fora
Autor: Jack Kerouac
Editora: Relógio d’Água
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de leitura de Sílvia Patrícia Correia, n.º 10231, do 11.º BT 1

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS