Primeiros Poemas


01/03/2010

Este é um livro escrito por Eugénio de Andrade, poeta e escritor português, pseudónimo de José Fontinhas, e que viveu entre 1923 e 2005.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Primeiros Poemas 
As mãos e os frutos - Os amantes sem dinheiro

Este é um livro escrito por Eugénio de Andrade, poeta e escritor português, pseudónimo de José Fontinhas, e que viveu entre 1923 e 2005.

Esta é uma obra que Andrade escreveu durante a sua juventude, sendo por isso em torno da vida dele, as suas histórias e as suas aventuras.

Com efeito, esta colectânea contém três livros do poeta: “Os Primeiros Poemas”, “As Mãos e os Frutos” e os “Amantes sem Dinheiro”.

Contudo, as características das três livros são semelhantes, nas quais Eugénio de Andrade descreve os seus sentimentos e as suas emoções durante essa fase da sua vida.

É, então, importante realçar a riqueza da linguagem do poeta nos seus poemas, associando os homens e as mulheres às mãos e aos frutos sem nunca esquecer, no entanto, o toque por vezes atrevido e curioso do sujeito poético que podemos constatar através do entusiasmo erótico, uma característica normal na sua idade.
Por outro lado, e apesar da tenra idade do poeta, este coloca nos seus poemas uma linguagem realista e cuidada, na qual ele invoca muitas vezes a figura materna, a sua mãe, personagem a quem ele dedica alguns dos seus versos.

Deste modo, esta obra não é só feita de coisas felizes mas também de tristeza e, por vezes, de solidão, pois a vida de Eugénio de Andrade durante a adolescência não foi fácil.

É portanto devido a esta linguagem jovem, à descrição dos problemas e dos sentimentos que os jovens têm durante esta altura das suas vidas e à beleza e riqueza dos poemas de Eugénio de Andrade que eu aconselho a todos os leitores da rubrica “Um livro por semana” a leitura deste livro, pois este pode ser-vos muito útil na vossa vida futura.

Título: Primeiros Poemas - As mãos e os frutos - Os amantes sem dinheiro
Autor: Eugénio de Andrade
Editora: quási
Modo/Género literário: Lírico


 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS