O Mandarim

Sugestão de leitura de Filipe Santos, n.º 10100
31/05/2010

O Mandarim faz parte da vasta obra literária de Eça de Queirós, grande escritor do século XIX (1845-1900). Efectivamente, esta obra, uma obra fantasista, é escrita inicialmente para o «Diário de Portugal».

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

O Mandarim

O Mandarim faz parte da vasta obra literária de Eça de Queirós, grande escritor do século XIX (1845-1900).

Efectivamente, esta obra, uma obra fantasista, é escrita inicialmente para o "Diário de Portugal".

É uma obra que pertence ao sonho e não à realidade e isto porque justifica o próprio autor: "os Portugueses são modularmente idealistas e únicos, apreciam as emoções excessivas".

Relativamente ao narrador desta novela, é Teodoro, bacharel e amanuense do Ministério do Reino. Mora em Lisboa, na pensão de D. Augusta, na Travessa da Conceição, e leva uma vida monótona e medíocre de um pobre funcionário público que suspira por uma ventura amorosa, por um bom jantar, num bom hotel, mas que tem pouco dinheiro.

Um dia, descobre, numa Feira da Ladra, um livro com a lenda do Mandarim, segundo a qual um simples toque de campainha, a uma certa hora, mataria o Mandarim e faria dele herdeiro dos seus milhões. O Diabo aconselha-o a tocar a campainha, pelo que este toca e torna-se rico. Começa então, uma vida de luxúria e dissipação. Como as mulheres são o seu fraco, é rapidamente traído por Cândida, que o troca por um Alferes. Assim, depressa se aborrece permanecendo em si o sentimento de culpa do Mandarim que assassinara. Resolve, então, viajar pela Europa e Oriente e, depois, decide partir para a China, pensando em compensar a deserdada família do falecido Mandarim. Porém, tudo corre mal, tentando em vão fugir dos remorsos. Regressado a Lisboa, tem visões com o Mandarim e acaba por pedir ao Diabo que ressuscite o Mandarim e o livre da fortuna. Teodoro deixa a sua fortuna ao Diabo, em testamento, e volta à sua vida de aborrecimento, considerando, finalmente, que "só sabe bem o pão que dia-a-dia ganham as nossas mãos".

Concluindo, durante a leitura do livro pude reflectir principalmente sobre a temática do “dinheiro”. Será que não conseguimos ser felizes sem dinheiro? Não trará o dinheiro alguns inconvenientes como, por exemplo, relações por mero interesse? Para além disso, o dinheiro deve ser ganho e merecido, deve ser a recompensa de um esforço enorme por parte de alguém. Deste modo, o livro revelou-se bastante interessante para mim, pois permitiu-me uma enorme reflexão e libertou os meus pensamentos no mundo da imaginação, aconselhando-o a todos vocês.

Título: O Mandarim
Autor: Eça de Queiroz
Editora: Livros Brasil
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de leitura de Filipe Santos, n.º 10100, do 11.º LR

 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS