Teatro – Terra Firme

Sugestão de leitura de Filipe Santos
05/07/2010

O livro em questão faz parte da vasta obra literária de Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, grande escritor do século XX (1907-1995). Terra Firme é uma peça de teatro que se encontra inserida na obra completa de «Teatro», de Miguel Torga.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas

 

Um Livro por Semana

Teatro – Terra Firme

O livro em questão faz parte da vasta obra literária de Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, grande escritor do século XX (1907-1995). Terra Firme é uma peça de teatro que se encontra inserida na obra completa de “Teatro,” de Miguel Torga.

Efectivamente, a peça retrata a vida de uma família do interior, composta por três membros: pai, mãe e filho. O filho, quando jovem, partiu, por mar, em busca de novas aventuras e experiências, deixando para trás os seus pais e a sua amada – uma das personagens secundárias. Esta partida do jovem deixou tanto os seus pais como a amada em alvoroço. Até que ao fim de alguns anos, estes começaram a desacreditar no que o filho dizia – prometia voltar daquela altura a um ano e no ano seguinte a mesma coisa.

Com efeito, a leitura desta peça fez-me imaginar como seria se eu partisse em busca de aventuras e deixasse tudo para trás. Vocês já pensaram nisso? Como ficariam os vossos pais? E vocês? Será que aguentavam sem os entes que vos são mais queridos? Para além disso, este livro ajudou-me a conhecer melhor a vida no campo e a reflectir na dicotomia campo/cidade. Todo aquele espírito de entreajuda e solidariedade do campo não existe na cidade, pelo menos normalmente.

Como podem perceber, este livro tem aspectos que nos fazem pensar e alguns que nos permitem libertar a nossa imaginação. Terra Firme revelou-se um bom amigo e aconselho-os a lerem-no para que possam passar por uma experiência imaginativa como a minha. Resta-me apenas lamentar a morte deste grande escritor.

Título: Teatro – Terra Firme
Autor: Miguel Torga
Editora: Círculo de Leitores

Sugestão de leitura de Filipe Santos, n.º 10100, do 11.º LR


 

Um Livro por Semana


 

 

GALERIA DE IMAGENS