UM LIVRO POR SEMANA: A NOITE

Sugestão de leitura de Ana Mafalda Lopes
30/04/2012

O livro que preencheu o meu tempo de leitura foi “A Noite”, de José Saramago, da editora Caminho. O que esperar de José Saramago, deste mágico de palavras? Tudo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A Noite

O livro que preencheu o meu tempo de leitura foi “A Noite”, de José Saramago, da editora Caminho.

O que esperar de José Saramago, deste mágico de palavras? Tudo. Vida inconstante, trilhos escondidos, passado reluzente, presente vivido, futuro inesperado. Através deste livro, tudo isso é representado, onde o futuro, o passado e o presente chocam num dilema: repressão ou liberdade?

É um livro que, através do dramatismo, transmite tudo o que se passou na grande noite do dia 25 de abril de 1974, no entanto toda a ação é descrita num ambiente jornalístico, visto que se passa numa redação de um jornal controlado pela censura. Dado isso, dá-nos a conhecer uma realidade e uma visão diferente do que nos é apresentada normalmente. As personagens representam as várias posições que existiam em relação ao estado político do país, logo existiam algumas que eram causadoras de distúrbios enquanto que outras apenas se subjugavam às leis do fascismo.

Este livro será, certamente, um “amigo para a vida”, porque me ensinou- que, muitas vezes, a força da palavra e da comunicação nos dá a virtude da vida: a liberdade. E, infelizmente, atualmente, muitos cidadãos não dão valor a essa conquista histórica, cabe-nos a nós mudar essa perspetiva negativa através da beleza das palavras.

Título: “A Noite”
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Modo / Género literário: Dramático

Sugestão de leitura de Ana Mafalda Lopes, 11.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS