UM LIVRO POR SEMANA: O Crime do Padre Amaro

Sugestão de Inês Pereira, 12.º LR
05/03/2013

Poucos são os que não se lembram do furor que o filme “O Crime do Padre Amaro” causou em 2006...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


O Crime do Padre Amaro

Título: “O Crime do Padre Amaro”
Autor: Eça de Queirós
Editora: Edição de Dante Hermo
Modo/Género Literário: Narrativo/Romance

Poucos são os que não se lembram do furor que o filme “O Crime do Padre Amaro” causou em 2006. Seis anos voltados, o povo português ainda não esqueceu a cara (e principalmente o corpo) de Soraia Chaves. Mas, então, e a história? De que falava mesmo o filme?

A resposta encontra-se neste livro. Amaro, padre ainda jovem, é escolhido para a paróquia de Leiria, depois da morte do antigo pároco. Hospedado em casa da S. Joaneira, Amaro conhece Amélia, considerada a rapariga mais bonita da cidade.

O sentimento de amor entre ambos cresce, sendo já impossível escondê- lo. Mas sendo Amaro padre e tendo Amélia namorado, a sua relação parece estar condenada ao fracasso.

Porém, o “casal” parece determinado a amar-se, mesmo sobre o olhar de Deus, o mesmo Deus que lhes “trocou as voltas ao destino”…

Esta magnífica obra, escrita pelo incomparável Eça de Queirós, traduz bem a maneira como a profissão de padre era encarada antigamente: um mero meio de sobrevivência, que poderia dar acesso a uma vida de luxo, onde os padres eram admirados e havia boas senhoras que ajudavam a “matar” a solidão…

Fazendo uso da mais fina ironia, Eça coloca a “nu” um dos problemas da sociedade oitocentista: como os padres fazem uso da alma dos crentes e a usam a seu gosto.

Depois de tantas razões, ainda se encontra indeciso sobre a leitura deste livro? Não fique, pois não o ler, isso, sim, é um crime…

Sugestão de leitura de Inês Pereira, 12.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS