UM LIVRO POR SEMANA: Chocolate

Sugestão de Ana Teixeira, 11º CG
28/02/2013

O livro retrata a história de uma mulher, Vianne Rocher, e a sua filha, Anouk Rocher, que, depois de várias viagens, decidem instalar-se numa pequena aldeia de França...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Chocolate

O livro retrata a história de uma mulher, Vianne Rocher, e a sua filha, Anouk Rocher, que, depois de várias viagens, decidem instalar-se numa pequena aldeia de França, Lansquenet-sur-Tannes, onde as pessoas são muito rígidas e severas e onde existe uma forte relação com a religião católica.

Eis que Vianne vem mudar a mentalidade das pessoas daquela aldeia, pois, para além de não ser religiosa, decide abrir uma chocolataria em tempo de Quaresma, o que a torna uma pessoa irreverente e algo atrevida aos olhos daquelas pessoas. Através do chocolate, ela descobre gostos e feitios de cada pessoa e ganha não só grandes amizades como também alguns inimigos, para além de um amor, Roux. Para completar a sua ousadia, ela cria um “Festival do Chocolate” no Domingo de Páscoa, algo ofensivo para o padre, a quem Anouk chamava “O Homem de Preto”.

Sentindo-se atacado, ele decide invadir a chocolataria durante a madrugada do Domingo de Páscoa, comendo vários chocolates, prazer que não satisfazia desde pequeno, sendo apanhado por Vianne, que rapidamente recompõe os estragos e tem muito sucesso no seu festival.

Este livro está repleto de descrições que nos fazem sentir dentro da história. Todos os pormenores do modo de preparação dos vários chocolates fazem querer experimentar este prazer e descobrir o verdadeiro sabor que se descreve ao longo da narrativa. Para além disso, são explícitos todos os detalhes dos cenários e das pessoas, quer em termos físicos, quer psicológicos, criando, inevitavelmente, uma grande empatia com as personagens.

É um excelente livro de Joanne Harris, bem estruturado e cativante do princípio ao fim.

Título: “Chocolate”
Autor: Joanne Harris
Editora: Asa
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de leitura de Ana Isabel Teixeira, 11º CG

 

GALERIA DE IMAGENS