UM LIVRO POR SEMANA: A república dos corvos

Sugestão de Pedro Narciso,12º LR
16/04/2013

A primeira afirmação que posso fazer, acerca desta obra, é a que possui um carisma único já que, com cada história que conta, pretende acordar o espírito crítico do leitor, fazendo-nos refletir sobre os líderes que nos governam e até sobre aqueles mais próximos de nós.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A República dos Corvos

Título: “A república dos corvos”
Autor:  José Cardoso Pires
Editora: Publicações Dom Quixote
Modo / Género literário: Narrativo/ Conto

A primeira afirmação que posso fazer, acerca desta obra, é a que possui um carisma único já que, com cada história que conta, pretende acordar o espírito crítico do leitor, fazendo-nos refletir sobre os líderes que nos governam e até sobre aqueles mais próximos de nós. Por razões como esta, este livro, dificilmente, varrer-se-á da mente de todos aqueles que completaram a sua leitura.

Falo do livro de José Cardoso Pires, “A república dos corvos”, uma coletânea de sete contos de distintas temáticas, no entanto, é possível verificar que existe algo comum entre eles. Exemplificando, o primeiro conto, intitulado tal como a obra, conta-nos a história de uma personagem alegórica, representativa do ateísmo, enquanto o sexto conto, com o título “Dinossauro excelentíssimo”, assemelha-se a uma crónica explicativa, onde o autor nos dá a conhecer a sua visão do que seria o governo de 1988. Como podemos ver, as temáticas são muito diferentes ainda que todos estes contos apresentem um aspeto em comum, nomeadamente a crítica, mudando apenas o alvo de satirização e ou de reflexão.

Como forma de conclusão, devo dizer que José Cardoso Pires apresenta um livro com uma escrita agradável e muito cómica, sem deixar de ser rebuscada, dando também uso à ironia popular e à sátira. Acrescento ainda que esta obra é moralmente enriquecedora e podemos aprender um pouco acerca da década de oitenta e daquilo que nela merecia ser criticado.

De certeza que, tal como eu, irão gostar bastante da obra versátil.

Sugestão de leitura de Pedro Narciso, 12.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS