UM LIVRO POR SEMANA: O retrato de Dorian Gray

Sugestão de leitura de Renata Monteiro, 10º S2
21/11/2012

Um pintor, Basil Hallward, retratou um amigo seu, Dorian Gray, num belíssimo quadro e ofereceu-lho. Espantado com a sua própria beleza e entristecido por esta ser tão efémera, tenta fazer um acordo...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


O retrato de Dorian Gray

Um pintor, Basil Hallward, retratou um amigo seu, Dorian Gray, num belíssimo quadro e ofereceu-lho. Espantado com a sua própria beleza e entristecido por esta ser tão efémera, tenta fazer um acordo: manter o seu aspeto atual à medida que os anos passam enquanto que o seu retrato envelhece.

No entanto, de cada vez que Dorian peca, o quadro fica com marcas, que representam nada mais nada menos que uma metáfora para temas como o amor, o castigo e o arrependimento.

Este livro é, sem dúvida, um dos meus favoritos, mas também é bastante complicado. É um livro arrojado para a altura e, apesar de o autor começar por dizer que a arte é o espelho de quem a vê, ao longo do livro conseguimos denotar as dúvidas e preocupações que o autor sente e luta para ultrapassar.

Apesar de tudo, a minha personagem favorita é, claramente, o Lord Henry, porque era, além da mais carismática, a mais controversa delas todas, tendo opinião sobre tudo, desde a sociedade até à arte.

Não obstante, todas as personagens representam algo. Com o pintor, podemos depreender o fascínio da sociedade pela beleza, admiração esta que ele imortaliza na sua obra-prima, superando-se a ele mesmo e à própria sociedade.

Concordo quando dizem que esta obra é um marco da literatura, uma vez que se mantém atual, fazendo-nos pensar nas verdadeiras consequências das nossas ações e como a nossa ‘alma’ pode ser tão facilmente corrompida quando sobrevalorizamos futilidades.

Título: “O retrato de Dorian Gray”
Autor: Oscar Wilde
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de leitura de Renata Monteiro, 10º S2

 

GALERIA DE IMAGENS