UM LIVRO POR SEMANA: A PIANISTA

Sugestão de leitura de Maria Ribeiro, 11º CG
08/11/2012

É uma obra acessível, cativante, envolvente e irreverente, porque utiliza uma linguagem rica e variada que nos faz visualizar o que estamos a ler.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A Pianista

É uma obra acessível, cativante, envolvente e irreverente, porque utiliza uma linguagem rica e variada que nos faz visualizar o que estamos a ler.

A história retrata a vida de uma professora de piano de 36 anos, chamada Erika Kohut, que vive com a sua mãe. Elas não têm uma relação muito saudável, visto que a mãe controla muito a vida da filha, os seus horários, aquilo que compra… Quando ambas se exaltam, chega a haver violência.

Por muito controlada que seja a vida de Erika, esta arranja maneira de frequentar “peep shows” e outros espetáculos pornográficos. Ela tem uma mente perversa e obtém prazer causando dor em si própria.

Num dos concertos privados, ela conheceu um jovem, chamado Walter Klemmer, que, nesse mesmo dia, se apaixonou por ela, tornando-se, propositadamente, seu aluno. Erika subordinava-o aos seus caprichos sexuais, mas, quando ele soube que ela era extremamente perversa e sadomasoquista, ficou assustado e perturbado: afinal a mulher que ele amava não lhe oferecia amor, via-o apenas como fonte de prazer.

Erika procurou-o, disse-lhe que o amava e deixou-o liderar a relação. E assim ele acabou por se tornar perverso e sadomasoquista como ela…

Será que Erika finalmente conseguiu satisfazer-se? Ou, talvez, se terá apercebido de que este tipo de relação afinal não era o que ela queria?

Título: “A pianista”
Autor: Elfriede Jelinek
Editora: Asa
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de leitura de Maria Beatriz Ribeiro, do 11.º CG

 

GALERIA DE IMAGENS