UM LIVRO POR SEMANA: A república dos corvos

Sugestão de Pedro Narciso, 12.º LR
20/02/2013

A primeira afirmação que posso fazer, acerca desta obra, é a que possui um carisma único já que, com cada história que conta, pretende acordar o espírito crítico do leitor...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A república dos corvos

A primeira afirmação que posso fazer, acerca desta obra, é a que possui um carisma único já que, com cada história que conta, pretende acordar o espírito crítico do leitor, fazendo-nos refletir sobre os líderes que nos governam e até sobre aqueles mais próximos de nós. Por razões como esta, este livro, dificilmente, varrer-se-á da mente de todos aqueles que completaram a sua leitura.

Falo do livro de José Cardoso Pires, “A república dos corvos”, uma coletânea de sete contos de distintas temáticas, no entanto, é possível verificar que existe algo comum entre eles. Exemplificando, o primeiro conto, intitulado tal como a obra, conta-nos a história de uma personagem alegórica, representativa do ateísmo, enquanto o sexto conto, com o título “Dinossauro excelentíssimo”, assemelha-se a uma crónica explicativa, onde o autor nos dá a conhecer a sua visão do que seria o governo de 1988. Como podemos ver, as temáticas são muito diferentes ainda que todos estes contos apresentem um aspeto em comum, nomeadamente a crítica, mudando apenas o alvo de satirização e ou de reflexão.

Como forma de conclusão, devo dizer que José Cardoso Pires apresenta um livro com uma escrita agradável e muito cómica, sem deixar de ser rebuscada, dando também uso à ironia popular e à sátira. Acrescento ainda que esta obra é moralmente enriquecedora e podemos aprender um pouco acerca da década de oitenta e daquilo que nela merecia ser criticado.

De certeza que, tal como eu, irão gostar bastante da obra versátil.

Título: “A república dos corvos”
Autor: José Cardoso Pires
Editora: Publicações Dom Quixote
Modo/Género literário: Narrativo/ Conto

Sugestão de leitura de Pedro Narciso, 12.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS