UM LIVRO POR SEMANA: A voz

Sugestão de leitura de Maria Santos, 11º QA
04/04/2013

Gudlaugur Egilsson é o porteiro de um hotel em Reiquejavique. Ninguém parece conhecê-lo, e todos apenas têm em conta que é uma pessoa bastante simpática, cordial e que nunca arranja problemas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A Voz

Título: “A voz”
Autor: Arnaldur Indridason
Editora: Porto Editora
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Gudlaugur Egilsson é o porteiro de um hotel em Reiquejavique. Ninguém parece conhecê-lo, e todos apenas têm em conta que é uma pessoa bastante simpática, cordial e que nunca arranja problemas.

Certa noite, é encontrado morto com uma facada no coração, mas os contornos estranhos deste crime encontram-se no preservativo utilizado colocado ainda no seu pénis que permanece fora das suas calças. Nem a família, embora afastada, quis saber dele, nem as pessoas que com ele trabalhavam. Fora abandonado no seu leito de morte.

Com o decorrer da investigação, descobre-se que Gudlaugur não era apenas o porteiro que ninguém conhecia, ele havia sido muito famoso há muitos anos quando tinha apenas doze anos. Ele fora o melhor menino soprano de que havia memória na Islândia com um futuro promissor pela frente.

O pai arruinou toda a sua vida por causa da sua severidade na educação musical. O menino deixou de ter amigos, viu o seu sonho de orgulhar o pai arruinado quando a sua voz mudou… Então, veio a tornar-se num velho porteiro homossexual que assassinaram sem a menor razão e piedade.

É um livro fantástico que prende o leitor desde a primeira à última página, enchendo- nos de suposições acerca das semelhanças entre a vida de Gudlaugur, que foi escolhida pelo seu pai, e a nossa. Ainda hoje, muitas vezes, somos obrigados a crescer cedo quando os nossos pais pretendem que sejamos mais responsáveis do que é suposto para a idade, roubando-nos assim a nossa infância.

Sugestão de leitura de Maria Santos, 11.º QA

 

GALERIA DE IMAGENS