FALAR SAÚDE Nº 50: Companheiro fiel

Prof. Isabel Cristina
15/05/2013

Alguém me dizia esta semana “depois da cerveja, tem de vir o tremoço!” e eu não me fiz rogada. Cá está ele, o tremoço!

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
15 de maio de 2013

 

 

 

 

 


Nenhum bem sem um companheiro nos dá alegria.
Séneca


Falar Saúde Nº 51
Companheiro fiel


Alguém me dizia esta semana “depois da cerveja, tem de vir o tremoço!” e eu não me fiz rogada. Cá está ele, o tremoço!

Haverá petisco mais saboroso do que um pratinho de tremoços para acompanhar uma cerveja geladinha? Para aqueles que pensam que os tremoços engordam desenganem-se, pois estes são mais nutritivos do que o leite ou a carne e pouco calóricos. São ricos em proteínas, em vitaminas do complexo B e E, cálcio, fósforo, potássio, ferro, fibras e ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6). Excelentes para os ossos, contribuem para um bom funcionamento do trânsito intestinal, ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue, o colesterol e reduzem o apetite. Além disso as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.

Já na Antiguidade o tremoço era consumido por diversos povos que lhe reconheciam propriedades vantajosas sendo mesmo, para alguns deles, considerado um alimento básico. Foi muito popular entre os Romanos e pensa-se que terá sido difundido durante a expansão do império. Hoje, é considerado um petisco em países de cultura mediterrânica, como Portugal, Espanha e Itália, até porque é um dos mais baratos.

Leguminosa da mesma família das ervilhas e das favas, o tremoço seco é rico em alcaloides naturais, substâncias tóxicas que lhe conferem um sabor amargo. Daí que só possa ser consumido depois de cozido e passado por várias águas. A cozedura inativa enzimas e elimina o poder germinativo. A passagem do tremoço por várias águas retira-lhe o sabor amargo e os alcaloides. Este tratamento é feito industrialmente, pelo que o produto vende-se já cozido e conservado em salmoura.

Só o teor em sal é problemático. Cada 100 gramas contêm 3,9 gramas. Assim, basta uma pequena dose sem casca (30 gramas) para ingerir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal (5 gramas). Um truque para contornar o problema é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los durante alguns segundos. Aliás, não se esqueça de os guardar sempre cobertos com água.

Os tremoços também são uma opção muito interessante para os vegetarianos e para todos aqueles que querem incrementar o consumo de proteína de qualidade na sua alimentação e, assim, aumentar também a massa muscular. Uma empresa alemã chegou mesmo a introduzir uma gama de produtos elaborada com tremoços como substituto da soja nos mercados europeus.

Tal como a soja oferece possibilidades de confeção variada, como patés, croquetes, etc., um paté de tremoços delicioso resulta da combinação de 100g de tremoço, 100g de abacate e um fio de azeite, triturar bem até ficar em creme. Por fim juntar 25g de avelãs levemente tostadas (na sertã antiaderente sem adição de qualquer gordura) temperar a gosto com um leve toque de sumo de limão. As avelãs são opcionais. Pode juntar-se coentros ou qualquer erva aromática para enriquecer o sabor.

Bom proveito!

Prof. Isabel Cristina

 

 

GALERIA DE IMAGENS