UM LIVRO POR SEMANA: Poemas Escolhidos

Sugestão Juliana Castro e Inês Ribeiro, 10.º H2
24/01/2014

Este livro é uma antologia organizada por António Gedeão, uma seleção de poemas também inseridos em outras obras publicadas pelo autor.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Poemas Escolhidos


Título
: “Poemas Escolhidos”
Autor: António Gedeão
Editora: Edições João Sá da Costa
Modo/género literário: Lírico

Este livro é uma antologia organizada por António Gedeão, uma seleção de poemas também inseridos em outras obras publicadas pelo autor.

Todo este conjunto de poemas evidencia claramente o que é ler António Gedeão. Não basta deixar-se ficar pela leitura, mas, sim, ir mais além, aprofundar.

É necessário mergulharmos, analisarmos e refletirmos nas suas palavras. Não é possível tal profunda análise se determinada obra com uma história for reconhecido apenas por um simples texto resultado da imaginação do poeta.

Como é realçado nos poemas “Lágrima de Preta” e “Pedra Filosofal”, o poeta faz constantemente uma ligação do que escreve com a sua opinião – por exemplo, em “Lágrima de Preta”, o poeta sugere um tema que sempre se mostrou bastante atual na sociedade, o racismo, e aproveita tal para mostrar a sua opinião sobre o assunto, comprovando se o pressuposto de haver diferença entre “brancos” e pessoas de cor é real.

Ambas apreciamos bastante o trabalho desenvolvido, além de aumentarmos o nosso conhecimento tanto sobre a vida e importância do autor como nas suas obras, a sua maneira de pensar e escrever influenciou-nos consideravelmente.

Deste modo, recomendamos a leitura de suas obras principalmente os seus poemas.

Sugestão de leitura das alunas Juliana Castro e Inês Ribeiro, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS