FALAR SAÚDE Nº 65: Calorias vazias

Prof. Isabel Cristina
13/05/2014

Apesar de vulgarmente apelidarmos de “álcool” a substância química que encontramos nas bebidas alcoólicas, ele é apenas um dos álcoois conhecidos, o etanol...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
13 de maio de 2014

 

 

 

 

 


O álcool não leva as pessoas a fazerem melhor as coisas; ele faz com que elas fiquem menos envergonhadas ao fazê-las mal.
William Osler


Falar Saúde Nº 65
Calorias vazias


A famosa “Queima das Fitas”, nome porque é conhecida a semana académica em muitas das universidades do nosso país, é uma festa estudantil do ensino superior e que acontece habitualmente no mês de maio. Infelizmente, nem sempre é lembrada pelas melhores razões, sendo que os excessos aparecem no topo da lista dos acontecimentos menos bons. Um desses excessos está, sem dúvida, no consumo de álcool.

Apesar de vulgarmente apelidarmos de “álcool” a substância química que encontramos nas bebidas alcoólicas, ele é apenas um dos álcoois conhecidos, o etanol. Este faz parte de uma família numerosa, que inclui membros como o metanol, que é venenoso, ou o etilenoglicol, usado como anticongelante. O etanol é o único da família produzido para consumo humano desde o início da civilização.

São vários os efeitos que o álcool pode ter no nosso organismo. O consumo moderado de álcool não é considerado prejudicial, há mesmo estudos que sugerem que o álcool consumido em pequenas quantidades tem efeitos positivos sobre o aparelho cardiovascular. Já o consumo excessivo está claramente associado a problemas que incluem, entre outros, a hipertensão, a demência prematura, a falência do fígado e problemas de desempenho sexual. O álcool é um bom exemplo de que “é a dose que faz o veneno”.

Hoje o destaque vai para o efeito do álcool no aumento do peso. Espero que não se surpreendam, mas… o álcool engorda!

O álcool é uma fonte de calorias vazias, ou seja, fornece muitas calorias, porém pouco ou nenhum nutriente essencial à nossa saúde. Podemos mesmo chamar-lhe “junk food”. Por exemplo, uma dose de vodka ou de whisky tem cerca de 100 calorias e uma lata de cerveja (33 cl) tem 96 calorias. Ou seja, se estão a tentar perder gordura, o melhor é pensar duas vezes antes de beber, sobretudo as chamadas “bebidas brancas”.

Para além do valor calórico, o álcool também diminui o nosso metabolismo, pois interrompe uma das etapas da respiração celular, impedindo as gorduras de serem degradadas. Por outras palavras, metabolismo lento, menor gasto de calorias, logo maior acumulação de gordura.

Como se não bastasse o álcool desidrata o organismo. Esta desidratação diminui em cerca de 20% a síntese proteica, além de que atrapalha várias outras funções do organismo, pois todas as reações ocorrem em meio aquoso.

Para que entendam melhor, vejam como se dá o processamento do álcool no nosso corpo:

  •  Após beber o primeiro copo, 25% desse álcool vai direto para a corrente sanguínea, o resto fica no intestino delgado.

  •  A velocidade de absorção dessa quantidade depende de alguns fatores, como a quantidade de comida no estômago (com o estômago cheio, a velocidade de absorção do álcool é menor), a quantidade de hidratos de carbono na bebida (espumantes, que possuem muito açúcar, são absorvidos mais rapidamente) ou o seu teor alcoólico (quanto mais álcool na bebida, mais rápida a absorção).

  •  Por fim, cerca de 98% do álcool é processado no fígado, os outros 2% são eliminados pela urina, suor e respiração.

Recordo que o género feminino tem aqui uma desvantagem acrescida. As mulheres têm menos desidrogenase (enzima que degrada o álcool) do que os homens e, por isso, metabolizam o álcool mais lentamente. Elas também têm menos água no organismo (52%, contra 61% nos homens), o que significa que o corpo dos homens dilui mais o álcool, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso.

Apesar disto os homens não se ficam a rir: quanto mais álcool no sangue, menos testosterona!


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS