UM LIVRO POR SEMANA: Madrugada Suja

Sugestão de Daniela Castro, 10.º H2
16/01/2015

De entre todos os livros do autor, escolhi para ler aquele que é considerado a “dissonância” entre estes: o ovacionado “Madrugada Suja”, de Miguel Sousa Tavares.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Madrugada Suja


Nome: “Madrugada Suja“
Autor: Miguel de Sousa Tavares
Editora: Clube do Autor
Modo/género literário: Modo Narrativo/ Romance

De entre todos os livros do autor, escolhi para ler aquele que é considerado a “dissonância” entre estes: o ovacionado “Madrugada Suja”, de Miguel Sousa Tavares. Este livro reflete uma dura crítica do escritor às relações políticas, e não políticas, de um Portugal pós-revolucionário.

A meu ver, o autor expõe-nos a uma experiência de desinquietação, em que quase que sentimos que os apelos feitos às personagens são, na verdade, conselhos para os leitores. Todo livro é escrito sob um lema de “Faz-te à vida”, e o autor não olha a meios para criar adversidades na vida das personagens, fazendo-o sem aviso e sem remorsos.

Este livro retrata um Portugal através dos “bastidores”, mostrando-nos os processos de corrupção e o quanto a vida pessoal das personagens é usada como fator de chantagem. Foi, para mim, impossível prever o que o autor apresentaria de seguida, ninguém tem uma linha de pensamento, por vezes tão perturbada, como este escritor.

Apesar da irregularidade narrativa, é nessas horas que Miguel Sousa Tavares faz valer seu livro e não nos deixa arrepender, nem por um segundo, dessa escolha.

O porquê desta obra ser escrita deste modo tão único? Isso já fica ao cuidado de cada leitor e das descobertas que faz ao longo da sua leitura.

Sugestão de leitura de Daniela Castro, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS