UM LIVRO POR SEMANA: Casa da Malta

Sugestão de André Pereira, 12.º LR
22/10/2014

Fernando Namora e a sua obra, a “Casa da Malta”, o escritor e a obra são perfeitos para definir aquilo que foi o Neorrealismo em Portugal.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Casa da Malta


Título: “Casa da Malta”
Autor: Fernando Namora
Editora: Publicações Europa-América
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Fernando Namora e a sua obra, a “Casa da Malta”, o escritor e a obra são perfeitos para definir aquilo que foi o Neorrealismo em Portugal.

Esta é uma obra com um caráter testemunhal e que evidencia que, mesmo aqueles que são postos à margem da sociedade: vagabundos, oprimidos, “famintos de pão e calor humano”, ou melhor, a malta, são capazes de se apoiarem, de partilharem o que têm, de se amarem…

Trata-se de uma série de seis narrativas que, em volta de uma ação central, vão enriquecer a obra e quebrar a possibilidade de esta ser tornar minimamente monótona.

Estas narrativas são compostas pelos passados de seis personagens, provando o facto de que o homem não é produzido em série, demonstrando as diferentes vivências que conduzem cada uma destas pessoas até à casa da malta.

De facto, é um desperdício não perder, aliás, ganhar (!) um pouco do nosso tempo a ler este livro, porque ler nunca é tempo perdido!

Sugestão de leitura de André Pereira do 12.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS