FALAR SAÚDE Nº 72: Quentes e boas

Prof. Isabel Cristina
17/11/2014

“Castanea sativa” é o nome científico de um alimento tipicamente outonal: a castanha. Pertence à família dos “frutos secos” ou “frutos gordos” (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc.)...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
17 de novembro de 2014

 

 

 

 

 


No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
Provérbio Popular


Falar Saúde Nº 72
Quentes e boas


“Castanea sativa” é o nome científico de um alimento tipicamente outonal: a castanha. Pertence à família dos “frutos secos” ou “frutos gordos” (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc.) e, tal como estes, a castanha é muito saudável pela presença de gordura insaturada (que aumenta as lipoproteínas, o bom colesterol e não os níveis de mau colesterol). No entanto, a quantidade de gordura que a castanha apresenta é em tudo muito semelhante à dos cereais e, consequentemente, muito inferior à dos restantes frutos gordos.

Além disso, é um fruto mais rico em hidratos de carbono complexos e o seu conteúdo em água é de cerca de 50%, ou seja, mais elevado do que nos outros frutos secos. Em suma, a castanha é um alimento que dá muita energia e poucas calorias!

Benefícios

  • Como o seu teor calórico é baixo, é indicada para pessoas ativas e desportistas.

  • Como é pobre em sódio e rica em potássio, recomenda-se nas dietas de pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos.

  • Contém substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação através da urina, logo é extremamente útil para quem tem excesso de ácido úrico e para pessoas que comem carnes vermelhas com frequência.

  • Para além disso, tem vitamina A, B e E, cálcio, fósforo, ferro e ácido fólico e seus sais.

Em culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida cozida ou assada, como acompanhamento de pratos (castanhas assadas, cozidas ou em puré), em base para sopas, na confeção de molhos e até mesmo em sobremesas e bolos. Ao contrário da maioria dos frutos, não é comum consumir-se castanha crua pela sua grande adstringência e dureza. Atenção que comê-las cruas pode causar flatulência!

Para conservar em casa, as castanhas devem ser guardadas em local fresco e seco e nunca em sacos de plástico. É importante que não sejam comprimidas e amassadas, devendo estar separadas entre si, tanto quanto possível para que não fiquem moídas. Tanto cruas como assadas, as castanhas podem perfeitamente conservar-se num congelador durante cerca de 6 meses.

Curiosidade

Comemora-se a 11 de novembro o dia de S. Martinho, data em que foi sepultado no ano de 397. O lendário bispo de Tours, conhecido pelos seus milagres, converteu-se ao cristianismo ainda jovem, quando era um soldado romano, de origem húngara, e descendente de uma família pagã. Pregador incansável, foi também o fundador das primeiras igrejas rurais na região da Gália (França), onde atendia tanto ricos como pobres.

Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e é muitas vezes associado à conhecida lenda de São Martinho. Em Portugal, é tradição fazer-se um grande magusto, beber- se água-pé e jeropiga, sendo que esta é, também, uma altura em que se prova o novo vinho, produzido com a colheita do ano anterior. 

Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS