FALAR SAÚDE Nº 78: Colo inimigo

Prof. Isabel Cristina
19/03/2015

Todos os dias, vejo alunos sentados, nos corredores do Colégio, com os computadores portáteis no colo. Não sei se sabem do perigo que correm ou se, simplesmente, não têm a noção das consequências que daí podem advir a longo prazo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
19 de março de 2015

 

 

 

 

 


Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça o terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso.
Sun Tzu


Falar Saúde Nº 78
Colo inimigo


Todos os dias, vejo alunos sentados, nos corredores do Colégio, com os computadores portáteis no colo. Não sei se sabem do perigo que correm ou se, simplesmente, não têm a noção das consequências que daí podem advir a longo prazo. De facto, o seu futuro pode estar comprometido ao nível da fertilidade devido ao calor vindo do equipamento, especialmente nos rapazes.

Esta questão foi levantada já há alguns anos, mas só em 2010 foi realizado o primeiro estudo que o comprova cientificamente. O estudo foi publicado na revista “Fertility and Sterility” e contou com uma amostra de 29 jovens do sexo masculino. Estes jovens tinham os portáteis apoiados nos joelhos e, na investigação, foram utilizados termómetros para medir a temperatura dos escrotos dos jovens.

Verificou-se que, após 10-15 minutos, a temperatura do escroto estava acima do considerado seguro. E mesmo que os jovens estivessem com um suporte sob o portátil, havia um rápido sobreaquecimento, do qual os jovens não se apercebiam. É importante salientar que, para que o processo de formação de espermatozoides aconteça normalmente nos testículos, eles devem estar um grau abaixo da temperatura do corpo. Se receberem muito calor, a produção de gâmetas masculinos é comprometida.

Segundo o urologista da Universidade de Nova Iorque e coordenador do estudo, Yelim Sheynkin, os portáteis devem sempre ser usados em cima de uma mesa. Sheynkin refere ainda que “milhões e milhões de homens usam portáteis hoje em dia, especialmente na faixa etária mais propensa à reprodução”. Quando se apoia o portátil no colo, a posição do utilizador é imóvel, isto é, fica com as pernas imóveis e fechadas. Desta forma, quando se está uma hora nesta posição, a temperatura dos testículos sobe 2,5 graus centígrados, segundo os investigadores do estudo.

Um outro estudo realizado no Centro de Medicina Reprodutiva na Argentina, em 2011, reforçou esta ideia, desta vez com o foco nas radiações eletromagnéticas emitidas pelos portáteis. Em concreto, foram recolhidas amostras de sémen de 29 homens saudáveis, com idade média de 34 anos. A qualidade do esperma, medida pela concentração, morfologia e mobilidade dos espermatozoides, foi examinada.

Os espermatozoides viáveis foram selecionados de acordo com a velocidade do seu movimento e divididos em dois grupos: um dos grupos foi exposto durante quatro horas à radiação eletromagnética de um computador portátil ligado à internet; e o outro grupo ficou em condições idênticas, mas sem exposição ao portátil.

O estudo demonstrou que os espermatozoides sujeitos à radiação do computador portátil perderam qualidades, comparativamente aos espermatozoides do grupo que não foi sujeito às radiações emitidas por este aparelho. Concluiu-se que um portátil colocado perto dos genitais de um homem afeta negativamente a sua fertilidade, sobretudo quando esse portátil está ligado à internet por tecnologia “wireless”, já que a radiação que emite é bastante superior.

Fica o alerta!

Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS