UM LIVRO POR SEMANA: O nome da rosa

Sugestão de Pedro Gonçalves, 10.º H2
31/05/2016

Seguindo os manuscritos de um frade franciscano que conta a sua aventura ainda jovem, Umberto Eco proporciona-nos uma agradável experiência de leitura.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


O nome da rosa


Nome: “O nome da rosa”
Autor: Umberto Eco
Editora: Difel
Modo/género literário: Narrativo / Romance histórico e policial


Seguindo os manuscritos de um frade franciscano que conta a sua aventura ainda jovem, Umberto Eco proporciona-nos uma agradável experiência de leitura.

De facto, esta obra, em capa mole, editada pela Difel, em 2009, com 506 páginas, incluindo uma nota do autor e o prólogo, é dividida em sete dias que, por sua vez, se articulam nas diferentes alturas do dia. A capa remete-nos às iluminuras presentes nos livros da época medieval.

A história segue um frade que, acompanhado pelo seu aprendiz, investiga vários homicídios realizados numa abadia bastante conceituada. O que mais apreciei de ler neste livro foram as cenas entre Adso e o seu mestre, nas quais eles discutem as séries de assassinatos que aconteceram no convento, sempre com comentários muito inteligentes pela parte dos dois indivíduos.

Por outro lado, há a presença de várias passagens em latim que não são acompanhadas por qualquer tipo de tradução, dificultando o fio condutor da leitura que tem de ser quebrado para a pesquisa das expressões, mas que não deixam de ter uma grande valor didático.

Em suma, “O nome da rosa” é uma verdadeira obra-prima, que nos consegue oferecer momentos intensos e emocionantes, tendo vários momentos caricatos que dão gosto de ler, e este livro, também, consegue transmitir o cenário como se estivéssemos presentes nele ensinando-nos aspetos da cultura da época medieval.


Sugestão de leitura do aluno Pedro Gonçalves ,do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS