UM LIVRO POR SEMANA: Anos 70 – poemas dispersos

Sugestão de Catarina Romariz, 11.º LR
01/03/2016

“Anos 70 – poemas dispersos”, de Alexandre O´Neill, é um livro que contém poemas soltos que retratam diversos aspetos da sociedade atual...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Anos 70 – poemas dispersos


Nome: “Anos 70 – poemas dispersos”
Autor: Alexandre O´Neill
Editora: Assírio & Alvim
Modo/género literário: Lírico/Poesia


“Anos 70 – poemas dispersos”, de Alexandre O´Neill, é um livro que contém poemas soltos que retratam diversos aspetos da sociedade atual, como a opressão (“Opressão – página 43), a corrupção dos órgãos militares (“Cartilha aberta ao Major Otelo Saraiva de Carvalho” – página 75 a 76) ou até mesmo a emigração (“O Emigrante” – página 24).

Os ideais do autor são visíveis, até porque esta é uma obra que critica os costumes ou ideias das pessoas de uma forma satírica e humorística. Assim o que me cativou nesta obra foi a diversidade temática dos poemas, devido à compilação de poemas relacionados com o amor (“Tropeço de Ternura por Ti” – página 89), sobre a infidelidade de uma rapariga, que traiu o sujeito poético ao final de algum tempo de relação (“A uma Ingrata...” - página 34 a 35) ou até mesmo o facto de alguém ser solteiro é humoristicamente criticado, pela maneira como as pessoas retratam este estado civil (“Solteirice” – página 68).

O título é fiel à obra, dados os textos de Alexandre O´ Neill que compõem este volume nunca terem sido incluídos nos seus livros, à exceção de dois. Esta obra tem meramente 142 páginas e não há qualquer unidade temática, tornando-os independentes da restante obra do autor.

Em suma, o escritor tem um modo de escrita simples, crítico e observador do que o rodeia, tornando a obra bastante atual. Esta foi uma das melhores obras poéticas que li e recomendo a todos os leitores que gostem de poemas satíricos a sua leitura.


Sugestão de leitura da aluna Catarina Romariz, do 11.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS