UM LIVRO POR SEMANA: A Rosa do Adro

Sugestão de Tânia Bernardo
12/10/2015

O livro “A Rosa do Adro” foi escrito por Manuel Maria Rodrigues, no século XIX.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A Rosa do Adro


Título: “A Rosa do Adro”
Autor: Manuel Maria Rodrigues
Editora: Porto Editora
Modo / Género literário: Narrativo / Romance


O livro “A Rosa do Adro” foi escrito por Manuel Maria Rodrigues, no século XIX.

Na minha opinião, é um bom livro que fala de uma verdadeira história de amor em que os protagonistas, apesar de todos os obstáculos, conseguiram superar tudo e ficar juntos. O romance está baseado num livro muito conhecido “Amor de Perdição”.
A história fala de dois jovens que se apaixonam, Rosa, a aldeã, e Fernando, filho de um lavrador rico. Mas esta história de amor vai ter muitos contras porque António é um apaixonado doentio por Rosa e Deolinda nutre um amor por Fernando.

Depois de muitos dramas, quando tudo corria bem, Fernando é alvo de dois tiros, que o deixam à morte, mas ainda teve tempo de se casar com sua amada. Entretanto, Fernando morre e, passados dias, Rosa também. O Padre Francisco conta a António, que era irmão de Rosa, e este comete suicídio porque matou Fernando. E Deolinda e a sua mãe baronesa entram para um convento.

O papel de Rosa foi bom, mas foi pena que, durante toda a história, a sua personagem estivesse sempre em plena tristeza. No caso de Fernando e no de António, foi igualmente bom e importante para o bom final e para o crime que se cometeu. Deolinda foi a que teve o melhor relevo porque, apesar de amar Fernando, quis que sua amiga Rosa, no final de sua vida, fosse feliz, tendo uma atitude nobre e, por isso, devia ter tido um final diferente.

O autor do livro fez um bom trabalho, mas devia ter aprofundado mais, pois, quase no final do desenlace, apressou a história, mas mesmo assim não a estragou por completo.


Sugestão de leitura de Tânia Bernardo

 

GALERIA DE IMAGENS