UM LIVRO POR SEMANA: O retrato de Dorian Gray

Sugestão de Beatriz Santos
22/11/2016

A obra “O retrato de Dorian Gray”, do escritor Irlandês Oscar Wilde, foi publicado em 1891. O título original é The Picture of Dorian Gray. A obra esteve sempre envolta em polémica pelo seu conteúdo que era considerado indecente.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


O retrato de Dorian Gray


Nome: “O retrato de Dorian Gray”
Autor: Oscar Wilde
Editora: Vega
Modo/género literário: Narrativo / Romance

A obra “O retrato de Dorian Gray”, do escritor Irlandês Oscar Wilde, foi publicado em 1891. O título original é The Picture of Dorian Gray. A obra esteve sempre envolta em polémica pelo seu conteúdo que era considerado indecente. Esta era a época da conservadora sociedade vitoriana que dava mais importância ao parecer do que ao ser. Foi este o motivo que suscitou a minha curiosidade e me levou a ler esta magnífica obra.

“O Retrato de Dorian Gray” apresenta-nos a história de um belo jovem que, influenciado por uma visão hedonista, deseja permanecer belo para sempre e que seja o seu quadro a envelhecer. Dorian passa a levar uma vida devassa completamente oposta à visão vitoriana de tal forma que leva a mulher amada à morte e mata o pintor do próprio quadro para que a sua luxúria não seja descoberta. Quando, finalmente, decide mudar de vida, a visão aterradora que o quadro lhe transmite faz com que Dorian opte pelo autossacrifício revelando o poder do bem sobre o mal, ou não.

A história é inesperada e causa estranheza, mas uma estranheza que nos impede de parar de ler o livro. Nela, mostra-se como a sociedade vitoriana vivia de forma hipócrita sendo essa hipocrisia misturada com uma pitada de horror que também caracterizava a literatura da época.

Recomendo vivamente a leitura desta obra magnífica de Oscar Wilde que nos leva através da forma de pensar de uma época em que as pessoas escondiam a forma como gostavam de viver para não serem desconsideradas pela sociedade em que vivem. Mas não será a mensagem de “O retrato de Dorian Gray” intemporal?


Sugestão de leitura de Beatriz Santos.

 

GALERIA DE IMAGENS