UM LIVRO POR SEMANA: A filha do Capitão

Sugestão de Francisca Rocha
31/01/2017

“A filha do Capitão” é um romance histórico da autoria do jornalista José Rodrigues dos Santos que nos remete para a época da trágica participação portuguesa na 1ª guerra mundial.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


A filha do Capitão


Nome: “A filha do Capitão”
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Modo/género literário: Narrativo / Romance

 

“A filha do Capitão” é um romance histórico da autoria do jornalista José Rodrigues dos Santos que nos remete para a época da trágica participação portuguesa na 1ª guerra mundial.

Este livro conta-nos a história de amor entre o oficial Afonso Brandão e uma deslumbrante baronesa francesa. Numa fria noite de boleto, o comandante, ao prender o olhar na jovem, mudou a sua vida, quase sem saber. Afonso comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava acerca de dois meses nas trincheiras de Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu pernoitar num castelo perto de Armentiéres. Aí conheceu Agnes e a atração entre os dois foi imediata. No entanto, o seu amor iria enfrentar um duro teste, pois, em segredo, o Alto Comando alemão preparava um ataque decisivo, uma ofensiva tão devastadora que lhe permitiria vencer a guerra num só golpe, e tencionava quebrar a linha de defesa dos Aliados num pequeno sector do vale do Lys. O sítio onde estavam os portugueses.
Este livro destaca se pela intensidade dos momentos descritos e pela bela história de amor que pretende retratar. É fiel aos factos históricos e talvez por isso não deixe quem o lê indiferente. O único aspeto que considero menos positivo acerca desta obra é o facto de ser muito extensa.

Para concluir, recomendo vivamente a leitura deste romance, não só pela bela história de amor que conta, mas também pela veracidade histórica que nos transporta para centenas de anos atrás, é um livro para todas as gerações principalmente para os amantes dos romances.

Sugestão de leitura de Francisca Rocha

.

 

GALERIA DE IMAGENS