UM LIVRO POR SEMANA: Longe é um bom lugar (O resto são histórias)

Sugestão de Ana Ferreira
24/07/2017

Jornalista e escritor português, nascido em 1936, Mário Zambujal lançou assim mais um romance em 2011, sendo este intitulado “Longe é um bom lugar (o resto são histórias)”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Longe é um bom lugar (O resto são histórias)


Nome: “Longe é um bom lugar (O resto são histórias) ”
Autor: Mário Zambujal
Editora: Clube do autor
Modo/género literário: Romance

Jornalista e escritor português, nascido em 1936, Mário Zambujal lançou assim mais um romance em 2011, sendo este intitulado “Longe é um bom lugar (o resto são histórias)”.

Este livro é constituído por vinte capítulos sendo que o primeiro é o romance e a história mais importante deste, tendo assim como título “Longe é um bom lugar”, e os restantes dezanove capítulos são toda uma sequência de pequenas histórias, publicadas na revista Tempo Livre, do Inatel, e todas pertencem ao título “(o resto são histórias)”.

No primeiro capítulo, acompanhamos as aventuras de Tânia Dulce e do Dr. Ângelo, num triângulo amoroso, onde ouvimos falar do Josué Reinaldo, que é o outro namorado desta. O Dr. Ângelo, no desenrolar da história, vai delineando, através da sua imaginação, vários cenários possíveis e impossíveis. Através de um acordo secreto entre Ângelo e Tânia, vemos que, ao fim de semana, Tânia Dulce é dispensada para ir ter com o Josué, sendo então, nesse período de dias, que o tão apaixonado Dr. Ângelo fica sem a sua amada, e é num deles que decide ir para uma estalagem no campo, com o objetivo de dar início ao seu sonho. A estalagem muda o destino das personagens e o fim é imprevisível e surpreendente.

Nos restantes dezanove capítulos, vemos pequenas histórias, todas elas também com romances. Com personagens diferentes de história para história, vemos sempre presente a qualidade de escrita de Mário zambujal e também a sua linguagem muito própria.

Romance, ironia, irreverência e boa disposição são todas características fenomenais que nos fazem não conseguirmos parar de ler este livro, tão único e especial.

Sugestão de leitura da aluna Ana Beatriz da Rocha Ferreira, do 10.º H2.

 

GALERIA DE IMAGENS